Na quinta-feira (17/03), às 18h, na Livraria Travessa do Leblon, a Editora Senac e a Crama Design Estratégico – agência criadora da marca Rio450 – realizam festa de lançamento do livro “Rio450. A criação da marca dos 450 anos da Cidade Maravilhosa”. A publicação vai revelar os bastidores da criação da marca comemorativa do jubileu de 2015, eleita em concurso público promovido pela Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450, que buscava uma marca fácil de reproduzir e que pudesse ser apropriada por todos os cariocas.
O encontro vai reunir designers e profissionais de marketing que fizeram uso da marca. Foram dezenas de ONG’s, instituições, empresas e multinacionais que aderiram às comemorações, ajudando a fazer com que a marca Rio450 se fizesse presente no dia a dia de cariocas de todas as partes. Às 18h, o designer Ricardo Leite fará uma palestra sobre o processo criativo que resultou na marca e, em seguida, haverá noite de autógrafos.
Com a marca Rio450, o carioca de nascimento ou de coração virou protagonista da festa e o símbolo rendeu uma história de sucesso, contada agora no livro por Erik Philipp, sócio e gerente de comunicação da Crama, e por Ricardo Leite, sócio-fundador da agência e um dos ícones do design nacional. Além dos autores, o lançamento contará com a presença do designer Bruno Valentim, sócio e responsável pelo projeto gráfico da obra.
Com 200 páginas e mais de 1000 imagens, incluindo esquemas gráficos, contexto histórico, análise de marcas, fotografias de rua e as múltiplas expressões que a marca provocou, o livro de capa dura surpreende ao mostrar o quanto de inteligência existe por trás de um simples logo, pensado exatamente para ser muito simples, mas com uma bem articulada estratégia de design e comunicação.
A Livraria da Travessa fica na Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, no 2º piso do Shopping Leblon.