Início Destaque Locação de máquinas é laboratório para fabricantes aprimorarem produtos e serviços

Locação de máquinas é laboratório para fabricantes aprimorarem produtos e serviços

De acordo com a organização da 2ª Analoc Rental Show, feira mostrará as inovações, tendências tecnológicas e de gestão para o avanço da locação de máquinas

O aumento na oferta de ferramentas elétricas é uma das tendências que mais tem chamado a atenção no mercado de máquinas. Tanto no segmento de manuais como no de compactas, as elétricas não possuem emissões durante o uso, têm menor custo operacional em comparação com os modelos a combustão, são de manutenção simplificada e possibilitam boa competitividade em um cenário global cada vez mais exigente e preocupado em descarbonizar os canteiros de obras e as indústrias.

Esse grande marco para redução de emissões será um dos pontos importantes da 2ª ANALOC Rental Show, que será realizada de 2 a 4 de julho no Rio Centro, no Rio de Janeiro, e reunirá os principais fabricantes e fornecedores de equipamentos e serviços, para apresentar novidades específicas a locadores de todo o país. O evento é realizado em parceria entre a Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Setoriais de Locação de Equipamentos para a Construção (ANALOC) e o Grupo LocadoresBR.

“A tecnologia tem sido aprimorada para propiciar um forte impacto à sustentabilidade e à produtividade nos canteiros. Por isso, a feira deve apresentar os principais avanços nesse sentido”, reforça Reynaldo Fraiha, coordenador do evento. Outro ponto bastante discutido entre a indústria e o setor de locação, segundo Fraiha, é como oferecer suporte a práticas como redução perdas, reciclagem de material e uso de energia limpa nas obras.

“As locadoras têm frequentemente dialogado com os fabricantes para contribuir de maneira propositiva na implementação de melhorias, e as conquistas têm sido importantes. A ideia é sempre trabalhar em conjunto, o setor de locação pode fornecer feedbacks e informações de campo importantes para a indústria de equipamentos deixar seus produtos sempre condizentes com as necessidades do mercado. Ou seja, o rental é um grande laboratório para a indústria aprimorar as máquinas”, explica Fraiha.

De acordo com ele, a feira será um local para o encontro perfeito entre locadores, a indústria em geral, com forte presença da construção, e os fabricantes de máquinas, além de importante balcão de negócios para se obter condições especiais de compra.

 

Ritmo de crescimento

Dados da ANALOC apontam que o mercado de locação apresentou um bom crescimento em 2023, deve avançar ainda mais em 2024 e manter o ritmo em 2025. “Desde a pandemia, identificamos uma melhoria contínua do setor. Em 2021, por exemplo, registramos um salto de aproximadamente 9% e de lá para cá, continuamos a crescer de maneira consistente”, reconhece o coordenador da ANALOC Rental Show.

Leônidas Ferreira, conhecido como Leo Sisloc, diretor executivo da Sisloc Softwares de Gestão, presidente do Grupo LocadoresBR e coordenador da Analoc Rental Show, salienta que o mercado de locação é tradicionalmente comprador e precisa renovar suas frotas com frequência, já que as empresas de locação chegam a representar 95% das compras de alguns tipos de equipamentos, fomentando a alavancagem da indústria.

“Semanalmente visitamos locadoras de diversos tamanhos, em sua grande maioria as de médio e pequeno porte, e temos constatado que o rental vem se consolidando como alternativa estratégica e econômica, nas mais diversas linhas de equipamentos”, observa Leo. De acordo com ele, todos os setores da cadeia produtiva no país recorrem às locadoras em busca de máquinas para manutenções industriais, construção civil, obras de rodovias, terraplenagem, agronegócio, ferrovias, portos, aeroportos, saneamento básico, transporte, até para obras civis, que vão desde edificações até as domésticas.

“Mas para manter o mercado aquecido, é preciso política de estado ao invés dos planos setoriais que se modificam a cada governo, ou a cada quatro anos. Somente assim será possível ter segurança jurídica e econômica que possibilitam investimentos com mais qualidade em todas as frentes,” observa Leo.

 

ANALOC Rental Show 2024

Animados especialmente pelas perspectivas de novas obras e renovações de infraestrutura em 2024 e 2025, os organizadores esperam uma visitação ainda maior que a alcançada em 2023, quando a primeira edição da feira aconteceu em Curitiba e mobilizou 4.850 visitantes. Uma das propostas é trazer conteúdos paralelos que venham fortalecer a gestão da locação de máquinas e as boas práticas na administração do negócio, capacitando as empresas para tornar o segmento ainda mais profissionalizado.

Um ponto vital para a realização de feiras anuais na área da locação de máquinas é, segundo Leo, a possibilidade de diálogo com todas as áreas que compõem esse universo. “A ANALOC Rental Show é também um canal de interação entre expositores e locadores. Juntos, queremos realizar um trabalho onde os avanços tecnológicos realmente sejam facilitadores de práticas sustentáveis, maior produtividade e custos operacionais justos e coerentes”, arremata o presidente do Grupo LocadoresBR.

2ª Analoc Rental Show
Data: 2 a 4 de julho de 2024
Riocentro, Rio de Janeiro, RJ

www.analoc.org