A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, dias 22 e 23 de janeiro de 2010, Luiz Melodia em “Estação Melodia”. Com um repertório baseado em seu último CD homônimo ao show, Melodia mostra principalmente sua face de intérprete nas apresentações que acontecem às 19h30 no Teatro Nelson Rodrigues.
No show, Luiz Melodia realiza um mergulho estético e temático no samba dos anos 30, 40 e 50. Mas sem excluir canções de décadas posteriores, que ganham a roupagem sonora “daquele tempo”. Com isso, o cantor Melodia brinca de cantar, cuja precisão vocal ganha ainda mais brilho associada à descontração característica do tema em questão.
O CD Estação Melodia começa com um clássico de Cartola, Tive Sim, de 1968. Segue com canção da lavra de seu pai, Oswaldo Melodia, a filosófica Não Me Quebro à Toa – que assina ainda o sambão Linda Tereza (dos versos “Linda Tereza/ Não tem razão pra você me abandonar/ Não posso mais viver assim), com auxílio luxuoso das Gatas (Silvia Nara, Zenilda Barroso, Zélia Bastos e Francisca Germano). Em contraponto, entoa “Eu agora sou feliz/ Eu agora vivo em paz/ Me abandone por favor/Que eu já tenho um novo amor/E já não te quero mais”, de Eu Agora Sou Feliz (Jamelão e Mestre Galo). A ode à mulher, tema ancestral do mundo do samba, aparece com as xifópagas Dama Ideal (Alcebíades Nogueira/ Arnaldo Passos) e Chegou a Bonitona (Geraldo Pereira/ José Batista). O humor típico de Geraldo Pereira vem com Cabritada Mal Sucedida, de 1953. O desalento amoroso marca presença com Papelão (de Geraldo das Neves, gravada por Paulinho da Viola em 72) e Recado que Maria Mandou (Haroldo Lobo/ Wilson Batista). Nesta estação tem samba, mas também chorinho, com a singela Choro de Passarinho (Renato Piau/ Euclides Amaral/ Rubens Cardoso), num duo com Jane Reis (esposa e empresária). A simbiose das vozes não deixa dúvida que, na música, a parceria também funciona. Completam o repertório Contrastes (Ismael Silva) e O Neguinho e a Senhorita (Noel Rosa de Oliveira/Abelardo Silva).
Produzido por Humberto Araújo, Estação Melodia ratifica o intérprete de vários recursos e matizes. Não só. Alcança a proeza de desfiar um repertório de sambas antigos e clássicos (alguns nem tanto) sem cair na banalidade, trilhando em fio reto os caminhos da coesão. Melodia lança aqui sua visão simbólica sobre o universo do samba, através de seus elementos mais flagrantes: nesta Estação não faltam os passarinhos, a mulher idealizada, o quintal, o desalento, a redenção… Melodia pode não ter e querer coroa, mas o samba, com certeza, é sua nobreza.
SERVIÇO
Show: Luiz Melodia em “Estação Melodia”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, 230, Centro, Rio de Janeiro/RJ (Metrô: Estação Carioca)
Data: 22 e 23 de janeiro de 2010 (sexta e sábado)
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Funcionamento da bilheteria: de terça e quarta, das 15h às 20h
Capacidade: 388 lugares, sendo dois lugares reservados a cadeirantes.
Telefones: (21) 2262-8152/ 2262-0942
Classificação etária: 14 anos
Acesso para portadores de necessidades especiais
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural
Fonte: Caixa Cultural