O ex-presidente Lula compareceu dia 3 de dezembro, a uma audiência na 48ª Vara Cível do Rio de Janeiro, na qual move ação por danos morais contra jornalistas de O Globo por uma reportagem publicada em agosto, que acusa o líder petista de ser proprietário de um apartamento “triplex” na praia do Guarujá.
Crédito:Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Em nota, a assessoria do Instituto Lula esclareceu que ação foi movida pelo fato de O Globo ter publicado a reportagem mesmo após esclarecimento do ex-presidente. No material, o imóvel era relacionado às investigações da Operação Lava Jato e ao doleiro Alberto Youssef.
Em defesa, os jornalistas do periódico disseram ao juiz “que tinham apenas ouvido falar disso [sobre o apartamento] por meio de ‘fontes’ anônimas, mas não chegaram a ver nenhum documento que comprovasse a suposta informação”.
“Esses textos veiculam afirmações contundentes, sem qualquer ressalva ou reserva, atribuindo ao Autor a condição de proprietário de um apartamento ‘triplex’, com o intuito de criar, como já dito, uma ligação entre ele (Autor) e o Sr. Alberto Youssef — pessoa notoriamente envolvida em práticas criminosas e já condenada em processo judicial decorrente da chamada ‘Operação Lava Jato'”, disseram os advogados do ex-presidente.