As diretrizes e concepções do projeto pedagógico da Escola Técnica Rural de Macaé estão em fase adiantada. O processo apresentado pela Câmara Permanente de Gestão para a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, tem o objetivo de estruturar o funcionamento da unidade na localidade de Córrego do Ouro, região serrana de Macaé.
A Escola Técnica Rural vai proporcionar aos alunos o estabelecimento de um novo arranjo produtivo local, baseado na técnica de fitoterapia, e o desenvolvimento de projetos voltados para região serrana. Na pauta do funcionamento da Escola, está a utilização do sistema de saúde municipal, abrangendo as áreas de farmácia e de fitoterapia.
Para o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, a Escola Técnica Rural é um sonho que será concretizado.
-Estamos na etapa de estudos do projeto pedagógico e das articulações para que a unidade seja inaugurada o quanto antes – disse.
As diretrizes operacionais para o projeto institucional da Escola buscam embasamento junto à Lei do Plano Diretor Municipal, que estabelece normas para implantação de cursos técnicos, além da Política Nacional de Fitoterapia e de outras ações de políticas públicas institucionalizadas, que permitirão à Escola Técnica, após credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação, contar com a parceria da Escola de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ).
A nova unidade escolar também prevê em seu projeto institucional e pedagógico as bases da gestão democrática da comunidade do campo.
Objetivos e princípios
A Escola Técnica Rural segue o princípio de se tornar espaço público de investigação e articulação de experiências e estudos direcionados para o mundo do trabalho e para o desenvolvimento social economicamente justo e ecologicamente sustentável.
A proposta é contemplar a diversidade do campo em seus aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia, por meio de estudos junto à Política Nacional de Plantas e Medicinas Fitoterápicas. Além disso, o direcionamento das atividades curriculares e pedagógicas, com destaque para o desenvolvimento sustentável e a integração com os proprietários rurais, também serão prioridades.
Fonte: Prefeitura de Macaé