Início Plantão Rio Madureira ganha parque sustentável com ciclovia, circuito de skate e quadras

Madureira ganha parque sustentável com ciclovia, circuito de skate e quadras

O bairro de Madureira, na Zona Norte, ganhou no sábado (23/6) a terceira maior área verde da cidade. O Parque de Madureira é menor apenas que o Aterro do Flamengo, na Zona Sul, e a Quinta da Boa Vista, na Zona Norte. O equipamento público é obra da prefeitura do Rio e conta com sistema de irrigação para consumo controlado de água, equipamentos com teto e paredes verdes, com controle térmico e de resíduos sólidos, reúso de água e iluminação de baixo consumo (LED).

 

A inauguração do parque, com 93 mil metros quadrados, rodeados por mais de 1.200 árvores, contou com a presença do governador Sérgio Cabral e do secretário geral da conferência Rio+20, Sha Zukang. A mais nova área de lazer do subúrbio carioca possui ciclovia, academia, circuito de skate e quadras de vôlei e futebol.

 

– Este parque de Madureira é o resumo do momento que o Rio de Janeiro está vivendo. Madureira precisava de um espaço como este, antenado com o desenvolvimento sustentável, onde as pessoas podem caminhar, passear, curtir. Esta é uma região da cidade que nos últimos 30 anos sofreu pela incompetência de gestores que a abandonaram – disse o governador Sérgio Cabral.

 

Responsável pela construção do equipamento, o prefeito Eduardo Paes disse que a área não será a única construída em benefício da população da Zona Norte.

 

– Fico muito feliz que o legado da Rio+20 aconteça aqui com este parque. É um sinal claro de que acabou esta conversa de cidade partida. Este local tem um simbolismo, já que o Rio acaba de realizar a maior conferência da história da ONU – comemorou.

 

Autoridades percorreram todo o parque

Ao chegarem na área de lazer, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o secretário geral da conferência Rio+20, Sha Zukang, foram recebidos pela Velha Guarda da Portela. Em seguida, cumprimentaram funcionários que trabalharam na construção da área e plantaram mudas de espécies nativas. Logo após, seguiram para o Centro de Educação Ambiental onde descerraram placa comemorativa. A estrutura, com parede verde e teto solar, abarca uma estação meteorológica para o controle de irrigação do parque. A intenção da prefeitura é que o espaço posso ajudar a conscientizar jovens e adultos a cuidar do meio ambiente.

 

– Este parque vai ajudar a disseminar a economia verde e o desenvolvimento sustentável. Desejo que este local possa carregar o espírito do cumprimento da conferência realizada – destacou o secretário geral da conferência Rio+20, Sha Zukang.

 

Festa contou com artistas e muito samba

O encerramento da inauguração do Parque de Madureira contou com show que aconteceu no Palco do Samba, amplo espaço que servirá para apresentações. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes subiram ao palco e cantaram o samba “Madureira” com os compositores Arlindo Cruz e Mauro Diniz. O cantor e compositor Arlindo Cruz definiu a obra como sendo a chegada ‘da cidadania’.

– Nosso povo está muito feliz com esta obra. Viva Madureira – disse o cantor.

O Parque Madureira vai abrigar ainda duas estruturas culturais que serão entregues ainda este ano: A Nave do Conhecimento (espaço de educação) e a Arena Carioca (área para atividades culturais), ambas estão em construção.

 

Fonte: Governo do Rio