Início Plantão Rio Madureira recebe a quarta Arena Carioca da cidade

Madureira recebe a quarta Arena Carioca da cidade

 

A partir de agora, os frequentadores do Parque de Madureira têm mais um motivo para visitar o local: foi inaugurada no sábado, dia 8, a Arena Carioca Fernando Torres. Com capacidade para 330 pessoas sentadas e 1.372 metros quadrados de área construída, o novo equipamento possui palco reversível de 163 metros quadrados, podendo ficar visível ao público no lado interno da estrutura ou do lado externo. A cerimônia de inauguração reuniu o prefeito Eduardo Paes e a viúva do ator e diretor, a atriz Fernanda Montenegro, que abriu a noite com leitura de sambas antigos de ícones da região, como Paulinho da Viola (Argumento e Um rio que passou em minha vida), Dona Ivone Lara (Sonho Meu) e João Nogueira (Alô Madureira).

Ao lado de Fernanda Montenegro, o prefeito do Rio destacou a versatilidade artística do homenageado:

– Fernando Torres marcou a história da cultura brasileira, como ator, produtor e diretor – disse Paes, que também ressaltou a importância do novo equipamento do Parque de Madureira:

– É um espaço simbólico, que representa tudo aquilo que a gente busca fazer por esta cidade: levar cultura para todas as regiões através de equipamentos de qualidade. Esta Arena Carioca possui toda a estrutura necessária, seja de acústica ou de acomodações, para receber grandes espetáculos – falou Paes, completando que outras quatro Arenas Cariocas serão erguidas nos próximos quatro anos, duas na Zona Norte e outras duas na Zona Oeste.

A atriz Fernanda Montenegro mostrou-se encantada com o novo espaço cultural do Rio e grata à Prefeitura do Rio pela homenagem ao seu marido:

– Merecidíssimo. Fernando foi um homem que deu a vida pelo teatro, que sacrificou a saúde em sua luta pelo teatro. Além de ser o primeiro equipamento que leva o nome de um ator, a Arena Carioca Fernando Torres é um belíssimo espaço que deve ser ocupado por todo o tipo de artes cênicas. Como diria Milton Nascimento, temos que ir aonde o povo está – disse Fernanda, que destacou os investimentos do governo municipal em cultura:

– O Rio de Janeiro deixou de ser uma cidade partida e essa integração se deu através da cultura. Há muito não se via tantos investimentos em espaços provedores de cultura. E as artes cênicas falam diretamente ao coração das pessoas. É um ganho inimaginável para a população – concluiu a atriz.

A inauguração da Arena Carioca Fernando Torres também reuniu o secretário municipal de Cultura, Sérgio Sá Leitão, o subprefeito da Zona Norte, André Santos, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Romário Galvão, e a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Sílvia Bastos Marques. Familiares de Fernanda Montenegro também estiveram presentes. Ao final da festa, o público caiu no samba com as Velhas Guardas da Portela e do Império Serrano.

Com investimento de R$ 4 milhões, a nova Arena Carioca também tem capacidade de receber, do lado de fora, um público de cerca de mil pessoas. Para isso, foram instalados banheiros (com total acessibilidade), bilheteria e lanchonete. Vale ressaltar que também foram projetados lugares para portadores de necessidades especiais.

Iluminação natalina

Mas as novidades no Parque de Madureira não param por aí. Também neste sábado, a Prefeitura do Rio inaugurou a iluminação especial de Natal, que decorou 100 árvores nas áreas de lazer do parque, principalmente as palmeiras, que receberam cordões com lâmpadas de LED especiais nas cores azul, amarelo, verde e branco. Algumas árvores ganharam uma iluminação cênica que sugere a queda de neve no local.

Para isso, foram implantados 500 conjuntos com 300 lâmpadas de LED cada com cabo transparente marrom, que acompanha a cor dos troncos das árvores, a fim de reduzir o impacto visual diurno.

Nos caramanchões (estruturas de madeiras, cobertas e vazadas) há um túnel de luzes que reproduz um céu estrelado, com aplicação de 150 mil de LED na cor azul. Além disso, em cada um dos quatro portões de entrada do parque, a decoração conta com duas árvores artificiais de seis metros com cerca de seis mil lâmpadas de LED coloridas cada.

O Parque

Inaugurado em junho deste ano, o parque representa a terceira maior área verde da cidade, perdendo apenas para o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista. Além disso, foi aclamado como o primeiro parque público do Brasil a receber a certificação AQUA (selo de sustentabilidade da Fundação Vanzolini).

Com 93 mil metros quadrados, o local oferece diversas opções de lazer, esporte e cultura, como ciclovia, pistas de skate, quadras de vôlei, vôlei de areia, basquete e futebol, playgrounds, academia ao ar livre e academia para a Terceira Idade, além de uma área para a prática de bocha e tênis de mesa, entre outras atividades.