Início Plantão Brasil Maior consumo de óleo

Maior consumo de óleo

O consumo de combustíveis no país cresceu em torno de 8% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período do ano passado, segundo informou o presidente da Petrobras Distribuidora (BR), José Lima de Andrade Neto.

Segundo ele, o aumento do consumo de óleo combustível, que indica o comportamento da indústria, mostra a reativação do setor. No caso dos demais combustíveis, o crescimento do consumo no final de março revela que também aumentou a demanda da agroindústria.
Lima Neto afirmou que o mercado de combustíveis deve expandir-se 7% neste ano, dependendo do consumo da economia mundial.

“É muito difícil fazer projeções, mas uma expansão de 7% é factível, até porque se se observa o perfil do consumo no ano passado, houve um choque provocado pela crise mundial, o que freou a expansão da demanda”.

Em relação ao álcool, Lima Neto disse que o mercado já vem demandando mais etanol, e que hoje o combustível já é consumido em maior escala do que a gasolina, quando considerados os dois tipos: hidratado e anidro.

O consumo de álcool registrou queda em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano, comum nessa época por causa da entressafra e a consequente alta do preço. Para Lima Neto, a partir do fim deste mês inicio de junho, o consumo de etanol vai retomar o volume do período anterior à entressafra , que começa no final do ano e vai até março.

Lima participa do painel Aproveitamento de Oportunidades – Como Estamos?, que abordará o pré-sal durante o Forum Nacional de Altos Estudos, que começou na segunda-feira, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e termina na quinta-feira (20/05).

 

Fonte: Agência Brasil