Início Plantão Brasil Mais 15 casos de gripe suína podem ser confirmados

Mais 15 casos de gripe suína podem ser confirmados

Em entrevista coletiva na Base Aérea de Brasília, na manhã de hoje (08/05), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a confirmação dos quatro casos de gripe suína no Brasil.
— O governo brasileiro continuará cumprindo as determinações da Organização Mundial de Saúde — afirmou.
O presidente ressaltou que conversou na noite de ontem (07/05) com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e que ele lhe afirmou que a situação está tranquila.
— Ele (Temporão) me disse que os dois casos de São Paulo já estão curados, o de Minas também, e o do Rio também está curado, mas tem que ficar em observação — revelou.
Segundo Lula, o ministro da Saúde informou ainda que em nenhum dos quatro casos houve transferência do vírus.

15 casos no Brasil poderão ser anunciados hoje

Além do esquema de atendimento em hospitais para o isolamento do vírus, os novos kits de testes, que chegaram dos Estados Unidos, têm facilitado o diagnóstico de casos suspeitos. Foi por meio deles que os quatro primeiros casos no Brasil foram detectados. Ainda nesta sexta-feira, o ministro acredita que outros 15 casos suspeitos poderão ser esclarecidos.
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira lançam hoje, em São Paulo, orientações para os profissionais de medicina sobre o combate à gripe suína. Trata-se de uma espécie de protocolo para a prática eficaz no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de pacientes, além de prevenção.
Segundo José Gomes Temporão, apesar dos quatro casos de gripe suína detectados no Brasil, a situação está sob controle, porque o vírus não circulou.
— É claro que nós estamos preocupados, porque os cientistas não sabem o que vai acontecer com essa doença, porque é um vírus novo.
Ninguém sabe, em uma segunda onda, o que pode acontecer. Detectamos que o vírus entrou, mas não circulou. A orientação é redobrar a vigilância, manter a mesma estrutura, a mesma estratégia — disse.
O ministro recomendou que apenas as pessoas que estiveram em área de risco de contaminação do vírus e que apresentaram sintomas devem procurar um médico imediatamente.
— Os outros brasileiros não precisam se preocupar. As pessoas que estiveram em país com casos confirmados e a partir da chegada, dentro de dez dias, apresentaram febre súbita acima de 38 graus, tosse, dor muscular, dor articular e dificuldade respiratória, devem procurar o serviço de saúde, ou pessoas que não viajaram mas entraram em contato com pessoas que vieram de área de risco e apresentaram esses sintomas também devem relatar ao seu médico para impedir que o vírus circule — explicou.

Fonte: Agência Brasil