Início Plantão Rio Mais de 14 mil PMs atuarão no estado nos dias de carnaval

Mais de 14 mil PMs atuarão no estado nos dias de carnaval

 

Famoso por reunir multidões, o carnaval do Estado do Rio contará este ano com o policiamento de 14.454 PMs em cada um dos dias de folia. No total, 2.162 viaturas serão empregadas na segurança – incluindo unidades especiais, como o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), que inicia amanhã seu esquema especial de atuação. O objetivo é atender os visitantes e garantir a segurança durante a folia.

 

Em 2012, a PM empregou cerca de 12 mil policiais por dia no feriado de Momo. Na área do Píer Mauá, onde somente no domingo de carnaval devem aportar oito navios para a folia, sete agentes do BPTur vão ficar responsáveis pela segurança: pelo menos uma dupla fazendo patrulhamento de bicicleta. O número de policiais é mais do que o dobro dos três habituais.

 

As ações serão integradas e coordenadas com a Guarda Municipal e a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat).

– Além do reforço, vamos promover as operações regulares contra táxis piratas e flanelinhas, alguns dos crimes mais comuns na região – explicou o capitão Gustavo Freitas, responsável pelo planejamento de policiamento do BPTur.

O efetivo será reforçado em todos os pontos turísticos mais visados, como a Urca, que vai ter de cinco a seis policiais, em vez dos três usuais. A ideia é que cada ponto turístico conte com a atuação de pelo menos um policial bilíngue. As áreas de atuação do BPTur abrangem o Corcovado, as Paineiras, o Cristo Redentor, a Rodoviária Novo Rio, os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, o Aterro do Flamengo, as orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon, além da Lapa, do Mirante Dona Marta e da Vista Chinesa. O esquema permanecerá desta forma até a Quarta-feira de Cinzas.

Na capital, serão 7.684 policiais por dia, divididos entre Zona Sul, Centro e Tijuca; e Zona Oeste e parte da Norte. A cada dia, 1.110 viaturas vão circular pela cidade, que terá, autorizados pela PM e pela Riotur, até a Quarta-feira de Cinzas, 357 blocos de carnaval.

 

Governo do Rio