Início Plantão Brasil Mais de 5 mil de brasileiros já foram vacinados contra a gripe

Mais de 5 mil de brasileiros já foram vacinados contra a gripe

 

 
Balanço parcial do Ministério da Saúde mostra que 5.068.416de brasileiros, o equivalente a 17% do público-alvo (30,1 milhões de pessoas), já foram imunizados contra a gripe nos primeiros quatro dias de campanha. Os números – fornecidos pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde – foram apurados até as 16 horas desta terça-feira (8). A 14ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe teve início no último sábado e prossegue até o dia 25 de maio. A meta é vacinar 80% do grupo prioritário, atingindo 24,1 milhões de pessoas entre idosos (com 60 anos ou mais), trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e povos indígenas.
 
A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, orienta a população a buscar um dos pontos de vacinação com antecedência. “O inverno está chegando e é preciso que as gestantes, em qualquer fase da gravidez, as crianças de 6 meses a menores de 2 anos e as pessoas com 60 anos ou mais sejam vacinadas o quanto antes para se protegerem”, alerta.  A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre 2 a 3 semanas, após a vacinação.
 
 
BALANÇO PARCIAL – Dentre os públicos prioritários, até o momento, o maior alcance foi verificado entre o público infantil. Já foram vacinadas com a primeira dose 1 milhão de crianças, o que corresponde a 24% deste público-alvo. Mais de 325 mil trabalhadores de saúde também foram vacinados, atingindo uma cobertura vacinal de 13% em relação ao total, que é de 2,4 milhões de pessoas. Procuraram ainda postos de saúde 365 mil gestantes, correspondendo a 17% do total de futuras mães, que é de 2,1 milhões de mulheres. Entre os idosos, 3,3 milhões já receberam a dose da vacina contra a gripe, resultando em uma cobertura vacinal de 16% do total, que é de 20,5 milhões.
 
A população indígena recebeu 37,8 mil doses da vacina, o que corresponde a 6% dos povos indígenas, somados em 586,6 mil pessoas. Neste público, a vacinação ocorre nas aldeias onde eles vivem. Trata-se de uma população que habita em áreas remotas, de difícil acesso, e, por isso, os dados só são inseridos no sistema de informações depois que as equipes retornam das aldeias.
 
A campanha deste ano tem como lema “proteger é cuidar”. O Ministério distribuiu para os estados e Distrito Federal, 31,1 milhões de doses da vacina e repassou R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Esses recursos são usados para custear a infraestrutura das campanhas, como a aquisição de seringas e agulhas, o deslocamento das equipes e o material informativo distribuído. Cerca de 240 mil profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) estão envolvidos na ação.
 
 
CRIANÇAS – Os pais devem estar atentos para a vacinação das crianças. Como a composição da vacina é a mesma da campanha do ano passado, crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2011 deverão tomar apenas uma dose neste ano. Já as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, deverão tomar duas doses, com 30 dias de intervalo.
 
É importante que todas as pessoas que procurarem um posto de saúde levem o cartão de vacinação, para que seja feita a atualização das doses aplicadas.
 
 
 
Ascom/MS