A hora da verdade, para os 60.516 candidatos que compareceram às provas objetivas do primeiro concurso da história do Detran-RJ para cargos de Nível Médio, transcorreu com tranquilidade e segurança, no Rio e em mais sete municípios do interior.
Os exames foram aplicados pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), neste domingo (13/12), para assistente técnico administrativo, assistente técnico de identificação civil, assistente técnico de informática e assistente técnico de trânsito. Nesta terça-feira (15/12), quando for divulgado o gabarito oficial, todos poderão conhecer seus acertos e erros na página www.ceperj.rj.gov.br. E no dia 22 de janeiro de 2010, será publicada a relação final dos classificados que disputam as 320 vagas oferecidas.
Os exames, com quatro horas de duração, começaram pontualmente às 9h e foram realizados em 96 locais, no Rio e nos municípios de Niterói, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Angra dos Reis, Teresópolis e Cabo Frio. Equipes da Ceperj, somando cerca de 4 mil profissionais (coordenadores, executores, itinerantes e fiscais) envolvidos na aplicação das provas, estavam preparadas para informar e orientar os candidatos e já tinham verificado todos os detalhes operacionais nas salas dos colégios estaduais e de universidades, desde sexta-feira (11/12).
Segundo o diretor de Concursos e Processos Seletivos, Marcus São Thiago, o saldo do concurso do Detran foi positivo.
– Houve perfeita sintonia entre os candidatos e nossas equipes responsáveis pela aplicação dos exames. As ocorrências pontuais que surgiram foram resolvidas com bom senso. Temos a certeza de que prestamos o melhor serviço nesta seleção do Detran, comprovando que a Fundação Ceperj se tornou referência na organização de concursos no Estado do Rio e em todo o país – garante São Thiago.
O diretor faz questão de agradecer publicamente o apoio recebido da Secretaria de Segurança Pública, através da Subsecretaria de Inteligência, que orientou todo o plano de segurança do concurso, e da Polícia Militar, que promoveu o policiamento ostensivo nos 96 locais de prova, na capital e no interior do Estado. Ele também lembra aos 60.516 presentes que as provas para todos os cargos estarão disponibilizadas na página da Fundação Ceperj, a partir de terça-feira, cumprindo promessa de implementar esse novo sistema em todas as seleções.
Dos oito municípios onde foram aplicados os exames, o Rio de Janeiro concentrou 27.178 candidatos, em 34 locais. Nos 62 locais dos sete municípios do interior, estavam presentes 33.338 participantes.
A estrutura das provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, seguiu, criteriosamente, o conteúdo programático constante do edital. Ou seja, para os quatro cargos apresentou 60 questões do tipo múltipla escolha, com cinco alternativas, valendo um ponto cada uma, num total de 60. Para ser aprovado, o candidato terá de alcançar, no mínimo, 50% de acertos, ou seja, 30 dos 60 pontos, como especifica o quadro de provas, no Anexo IV do edital.
Paulo César dos Santos, candidato ao cargo de assistente técnico administrativo, que fez sua prova na Faculdade Estácio de Sá, campus de Madureira, na Zona Norte do Rio, afirma ter conversado com vários colegas, que também prestaram exame, e todos garantiram a ele que as provas foram bem elaboradas e que a organização do concurso foi perfeita.
Os exames deste domingo, de caráter eliminatório e classificatório, constituem a primeira etapa do concurso público do Detran-RJ. Os candidatos aprovados e classificados nas provas objetivas, dentro das 320 vagas oferecidas, serão convocados para cumprirem o estágio experimental, a segunda etapa da seleção.
Fonte: Ceperj