Início Plantão Rio Mais dois trens chineses entram em circulação no Rio

Mais dois trens chineses entram em circulação no Rio


Mais duas composições da frota de 30 trens chineses comprados pelo Governo do Estado para modernizar o sistema ferroviário fluminense entram em circulação hoje, beneficiando mais de 150 mil passageiros por dia. As novas composições se juntam às 24 que já atendem os usuários dos ramais Deodoro, Belford Roxo e Santa Cruz.

 

Depois da renovação da frota com os 30 trens, o governo estadual colocará em circulação mais 60 veículos vindos também da China. – Com os outros trens que o Estado está adquirindo, e o plano de modernização, em
curso pela Concessionária SuperVia, teremos em 2014 toda a frota ferroviária urbana equipada com ar-condicionado
e operando com intervalos a partir de três minutos – explicou o secretário de Transportes, Julio Lopes.

 

Com capacidade para transportar 1,2 mil pessoas por viagem, os trens são equipados com o que há de mais moderno no setor ferroviário do estado. Ar-condicionado, painéis de LED, bagageiros, câmeras de monitoramento interno e sistema de comunicação e sinalização garantem uma viagem tranquila para passageiros como Welber de Camargo.

 

– Já morei na Europa e os novos trens não deixam a desejar aos de lá. O deslocamento é muito tranquilo, e as  composições são limpas e seguras. A minha viagem da Central do Brasil, onde trabalho, até Quintino, onde moro, ficou mais leve – disse o guia de turismo, de 33 anos.

 

Mais comodidade nas viagens

 

Interiores mais amplos, a segurança e os bagageiros são para Rosely de Souza as vantagens de viajar no trem chinês. Mãe de Miriam, de um mês, a dona de casa precisa se deslocar entre Campo Grande e o Centro para levar a filha ao  médico.

 

– A Miriam é muito novinha, e me deslocar com ela exige um cuidado especial. Mas com os novos trens, que não balançam, minha filha vem no ar-condicionado e dormindo – afirmou a dona de casa.