Por Joyce Pimentel*
O crescimento desordenado de favelas em bairros nobres do Rio de Janeiro não é mais novidade. Apesar das operações Choque de Ordem, imposta pela Prefeitura desde o início do ano, a ação parece que não está contendo as invasões e construções irregulares.
Desta vez, uma nova comunidade surge, ainda sem nome, aos arredores do Elevado do Joá. Local de difícil acesso, devido à vegetação cerrada, as construções, a cada dia que passa, vão dando lugar a casas e edifícios. Moradores da região reclamam não só da falta de fiscalização, mas do perigo dos imóveis, já que são feitos sem planejamento e em área de encosta e principalmente pela segurança da região.
— O meu medo é que no futuro cresça tanto ao ponto de se tornar uma Rocinha — revelou uma moradora que pediu para não ser identificada.
Segundo ela, diversos telefonemas foram dados as autoridades responsáveis, mas nenhuma providência foi tomada. Apesar de estar nascendo a comunidade só pode ser vista quando se passa na pista sentido Barra da Tijuca. Enquanto isso, a floresta vai sendo devastada e os moradores de um dos pontos mais nobres da região ficam acuados.
Procurada pela Associação de Imprensa da Barra da Tijuca (AIB), a Secretaria Especial de Ordem Pública não se pronunciou sobre o caso, assim como a Secretaria Municipal de Obras.
* repórter especial AIB – [email protected]
Fonte: AIB