Por Joyce Pimentel*
“O prefeito Eduardo Paes afirmou. O secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame afirmou. O chefe da Casa Civil, Pedro Paulo também afirmou. Então quero anunciar que a delegacia do Recreio vai sair sim do papel. Inclusive a Comlurb já começou a limpeza do terreno”. Com essas palavras, o presidente do 31º Conselho Comunitário de Segurança (31º CCS), Castrinho começou a reunião mensal realizada hoje (08/06) no auditório do Fórum da Barra.
Outra boa notícia dada pelo presidente do CCS, é que as câmeras de segurança serão entregues a comunidade da Barra. De acordo com Castrinho, quem ficará a frente das negociações, no setor de segurança, será o coronel Almeida Neto.
— É certo que há possibilidade de ceder as câmeras, nos caberá a manutenção das mesmas — explicou Castrinho.
Visto as duas vitórias do 31º CCS em conjunto com a comunidade a próxima bandeira a ser levantada é a campanha “Não dê e compre nada nos sinais!”. A ideia é acabar com a quantidade de vendedores ambulantes, malabaristas e pedintes nos sinais da região, em especial nas avenidas das Américas e Ayrton Senna.
— Nos bairros de Copacabana e Leblon essa campanha já existe. É preciso combater o problema é para isso dependemos também da população — disse Castrinho.
Outro problema, considerado crônico, levantado pelo morador Eric Pereira: os mendigos que vivem há mais de cinco anos no Jardim Oceânico.
— Não basta ter operações Choque de Ordem, recolher os mendigos e no dia seguintes todos estarem de volta no mesmo lugar. Tenho cadastrado 60 mendigos, alguns têm até carnê do INSS e dente de ouro — indignou-se.
O administrador regional, Thiago Barcellos, representante da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá presente na reunião, explicou que de alguma forma o trabalho é feito.
— Temos o controle urbano que atua nesse sentido. Em breve Jacarepaguá terá um novo abrigo para receber essa população — revelou, acrescentando que o secretário municipal de Assistência Social, Fernando William, poderá ser convidado para discutir o tema na próxima reunião do 31º CCS.
Repórter especial AIB – [email protected]
Fonte: AIB