Início Plantão Barra Major PM comanda aulas de balé na Cidade de Deus

Major PM comanda aulas de balé na Cidade de Deus

 

 

Ela abandonou as sapatilhas de balé aos 19 anos, quando decidiu prestar faculdade de educação física, com aprofundamento em dança. Depois de formada, virou “concurseira”, expressão que ela mesma usa para se definir. O concurso que provocou o reencontro de Rafaela Malta com o balé veio 12 anos depois, e numa área mais ligada à violência do que a leveza: a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Na corporação desde o ano passado, major Rafaela trabalha na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Cidade de Deus, na Zona Oeste da cidade, onde a dança cruzou novamente seu destino.

 

 

Major Rafaela Malta é professora do núcleo Rio 2016, o programa sócio-esportivo da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. As aulas começaram em outubro e, com apenas uma semana de divulgação, mais de 40 crianças já haviam se cadastrado. Atualmente mais de 70 crianças fazem as aulas da “Tia Rafaela”. As aulas são as terças e quintas, de 16h às 21h, no núcleo Apartamentos. Garotas com idades entre 3 e 14 anos se reúnem no Ciep Luis Carlos Prestes para dançar passos que viam só pela televisão.

 

 

Quando foi convidada para dar aulas de balé, a major não hesitou em aceitar o convite:  – A Tenente Tatiana Lima, que atualmente esta na UPP Mangueira, me falou dessa parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer e a de Segurança e que os professores precisavam ser formados, com CREF (cadastro do Conselho Regional de Educação Física), então ela lembrou de mim. Não pensei duas vezes em aceitar. – disse a professora.

 

 

Entre piruetas e posições clássicas de balé, Mayra Lima, de 10 anos, revela a felicidade de participar das aulas na comunidade: – Gostava de jogar bola, rodar bambolê e brincar com minhas amiguinhas. Sempre achei o balé bonito pela televisão, mas achava que seria difícil aprender. Com as aulas do projeto, a Tia Rafaela nos ensinou como tudo pode ficar fácil. E ela é tão linda… – declara a entusiasmada aluna.

 

 

O projeto Rio 2016 tem cinco núcleos na Cidade de Deus que oferecem dez atividades para 877 pessoas: balé, ginástica, dança, capoeira, dança de salão, futebol society, futebol, karatê, futsal e vôlei. Além da Cidade de Deus, as aulas de balé são oferecidas também em mais sete comunidades atendidas pelo projeto Rio 2016. Outras modalidades de dança podem ser encontradas nos mais de 700 núcleos espalhados pelo Rio de Janeiro, como dança de salão (em 24 núcleos), jazz (36), street dance e lambaeróbica (em dois cada).

 

Fonte: Governo do Rio