Em comunicado, a Presidência da República da África do Sul informou nesta quinta-feira (18/07) que o ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela apresenta “melhora gradual”. Madiba, apelido do líder que significa conciliador, comemora nesta quinta-feira 95 anos.
“Madiba ainda está no hospital, em Pretória, mas os médicos confirmaram que a sua saúde está cada vez melhor”, diz o texto oficial.
O texto completo sobre a saúde de Mandela pode ser acessado na página do governo sul-africano.
“Em nome do governo e de todas as pessoas da África do Sul, queremos que Madiba complete 95 anos com alegrias. Estamos orgulhosos de celebrar esse ícone internacional e desejamos melhoras. Pedimos a todos que apoiem Madiba com seu eterno amor e compaixão”, diz a nota.
Hospitalizado há um mês e meio, Mandela sofre de uma infecção pulmonar recorrente, uma sequela dos 27 anos de prisão. Herói da luta contra o apartheid (regime de segregação racial), ele liderou o processo de transição para a democracia baseada na reconciliação nacional.
Nascido em 18 de julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandela foi eleito em 1994 como o primeiro presidente negro da África do Sul, depois de 27 anos de combate ao regime segregacionista da minoria branca que governou a África do Sul.
Agência Brasil