Início Plantão Rio Manifestações foram um dos fatores para redução de tempo de desfile no...

Manifestações foram um dos fatores para redução de tempo de desfile no Rio

O desfile do Dia da Independência – 7 de Setembro -, no centro do Rio, terá este ano um efetivo 40% menor em relação aos anos anteriores. A informação foi divulgada pelo assessor de Relações Públicas do Comando Militar do Leste, coronel Roberto Itamar.

 

 

Aproximadamente 6 mil pessoas participarão do evento, que começará às 9h, na Avenida Presidente Vargas, a principal via do centro da cidade. Segundo o Comando Militar do Leste, a redução de participantes deve-se a vários fatores, como o longo tempo de apresentação e as manifestações marcadas.

 

 

“O desfile para o 7 de Setembro foi reduzido em todo o Brasil. Essa redução aconteceu para tornar o desfile mais dinâmico, mais curto. O desfile demorava três horas, era muito longo. Com essa redução vamos diminuir para duas horas”, disse o coronel. Ele admitiu que, “em parte, [a redução de tempo] tem a ver com as manifestações marcadas para amanhã. Como em todo evento, são considerados todos os fatores. Até porque a questão da segurança foi considerada na hora de definir como aconteceria o evento”.

 

 

O Comando Militar do Leste informou que utilizará o Centro de Coordenação de Operações, no Palácio Duque de Caxias, para garantir a segurança, a logística e a inteligência da comemoração. Além de militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, participarão do desfile o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal, escolas militares, Cruz Vermelha e ex-combatentes.

 

A Polícia Militar já havia divulgado que devido às manifestações marcadas pela internet para ocorrer no sábado (7), apenas oficiais da academia participarão do desfile. Cerca de 1.900 policiais militares e 80 viaturas serão responsáveis pela segurança do evento. Os locais onde haverá reforço policial não foram divulgados por questões de planejamento. A Polícia Civil informou que não haverá esquema especial para o feriado. Todos os delegados titulares trabalharão, como durante a semana.

 

Agência Brasil