Início Plantão Brasil Mantega: inflação está perdendo força

Mantega: inflação está perdendo força

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou há pouco que a inflação está perdendo força, e, com isso, o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar próximo a 0,45% em março. Se a projeção do ministro for confirmada, o índice será inferior à estimativa do mercado financeiro e das expectativas divulgadas pelo Banco Central por meio do boletim Focus, de 0,5%. Em fevereiro, o IPCA ficou em 0,8%.
 
Segundo o ministro, a economia também está desacelerando e caminha para um crescimento de 5%, como previsto pelo governo. “A economia está desacelerando em alguns segmentos e fortemente no setor de serviços. Portanto, de modo a caminhar para o crescimento de 5% que nós esperamos”, disse.
 
Logo mais, às 15h30, Mantega tem reunião no Ministério da Fazenda com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para discutir problemas no setor de álcool combustível.
 
Participam ainda representantes da Petrobras, Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Cosan), União da Indústria de Cana-de-Açúcar, ETH Bioenergia, do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes, da Alesat Combustíveis, BR Distribuidora e do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás.

Fonte: Agência Brasil