Início Plantão Rio Máquinas do Estradas da Produção chegam a Resende

Máquinas do Estradas da Produção chegam a Resende

O governador Sérgio Cabral e o secretário de Agricultura, Christino Áureo, entregam ao escritório da Emater-Rio, nesta sexta-feira (26/03), máquinas e equipamentos que vão compor as patrulhas mecanizadas do Programa Estradas da Produção, para recuperação das estradas vicinais.

A aquisição desse maquinário é considerado um marco na história da agricultura fluminense e será fundamental na manutenção permanente da rede de 17 mil quilômetros das vias de escoamento da produção agropecuária do estado. Além das estradas vicinais, as máquinas serão utilizadas em operações de suporte a mini e pequenos produtores e também no apoio aos demais programas de fomento da secretaria de Agricultura.

De acordo com Christino Áureo, a falta de manutenção dessas vias traz grandes prejuízos para os produtores rurais, impossibilitando o escoamento da produção até as cooperativas e mercados. Segundo o secretário, além do prejuízo para o produtor e o desabastecimento, principalmente nos períodos de chuva devido à dificuldade para escoar a produção, o produtor sofria com a pressão do atravessador que ditava os preços, sempre para baixo, em função da localização da propriedade.

Nesta primeira etapa foram compradas 17 patrulhas mecanizadas, mas a secretaria de estadual de Agricultura tem projeto de adquirir mais oito, completando 25 patrulhas no estado. As Regiões Norte, Noroeste, Serrana e o Médio Paraíba fluminense já começaram a receber as máquinas, adquiridas com financiamento do BNDES/Banco do Brasil e contrapartida do Estado, num total de R$ 25 milhões.

A solenidade irá acontecer na Rua Leonel Joaquim Serra Filho, 209 – Bairro Jardim Tropical – Resende.
 

Fonte: Por Ascom da Secretaria de Agricultura