Início Plantão Brasil Mar de Culturas recebe Ana Botafogo para debate sobre as danças clássica...

Mar de Culturas recebe Ana Botafogo para debate sobre as danças clássica e urbana

O projeto Mar de Culturas, no Quiosque da Globo, convida o público para mais um bate-papo com a presença de grandes convidados. Na quinta-feira, 2 de julho, a partir das 19h, Ana Botafogo, Michel Cordeiro e Silvia Soter participam do debate “Dança Clássica e Dança Urbana: um diálogo possível?”, que dá continuidade à iniciativa da Globo de promover diálogos entre especialistas e a população a respeito de assuntos ligados ao cotidiano do Rio e do Grande Rio.

 

 Terceiro dia de desfiles da semana de moda Fashion Rio - Inverno.

 

Ana Botafogo levará ao Mar de Culturas sua experiência em inúmeros festivais de balé no Brasil e no exterior – como os de Lausanne, Veneza e Havana. A bailarina começou seus estudos no Rio de Janeiro e seguiu para a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris, passando também pela Academia Internacional de Dança Rosella Hightower (Cannes) e pelo Dance Center do Covent Garden (Londres). Em 1981, ingressou no balé do Theatro Municipal do Rio, onde permanece até hoje como primeira bailarina.

 

 

 

Michel Cordeiro é diretor artístico da companhia de dança JP Move, que desenvolve atividades culturais em todo o estado. Em 2014, a companhia levou o espetáculo Que se funk – que aborda os comportamentos do universo do Funk, como dialetos, moda, musicalidade e dança – a diversos teatros do Rio. No debate, Michael falará sobre a origem da dança urbana e seus diferentes estilos, ritmos e movimentos.  

 

 

 

 

Silvia Soter, crítica de dança do jornal O Globo, completa o time de especialistas no assunto. Ela é mestre em Teatro pela UNIRIO e doutoranda em Educação pela UFRJ. Atualmente trabalha também como dramaturgista da Lia Rodrigues Companhia de Danças e como professora de ginástica holística, certificada na França por Marie-Josèphe Guichard, especialista no método de reeducação corporal. Em 2007 lançou o livro Cidadãos dançantes: a experiência de Ivaldo Bertazzo com o corpo de dança da Maré.

 

 

 

Após o bate-papo, o público poderá conferir ainda uma apresentação especial do grupo do projeto sociocultural Favela em Dança, que promove festivais de danças urbanas e funk em favelas.

 

 

 Sobre o Mar de Culturas:

Desde sua estreia, o Mar de Culturas já recebeu diversos convidados para discutir temas atuais, que refletem o cotidiano do Rio e do Grande Rio.

 

·         Jessé Andarilho (escritor) e Numa Ciro (atriz, cantora, compositora e psicanalista) – “Literatura em Trânsito”;

·         Binho Cultura (escritor e produtor) e Écio Salles (pesquisador) – “Literatura nas periferias”;

·         Marcus Faustini (ator, diretor e escritor) e Heloisa Buarque de Hollanda (pesquisadora e escritora) – “Periferia é Centro? A reorganização geográfica da cidade”;

·         Pedro Bial (jornalista) e Aderaldo Luciano (músico e poeta) – “A poesia popular: verso ou reverso?”;

·         Antonio Leal e Cavi Borges – “Curta Rio – mais do que um debate, um estímulo à produção de curtas-metragens”;

·         Marquinhos de Oswaldo Cruz (sambista) e Milton Cunha (carnavalesco) – “Rio de Samba – Um papo de bambas”;

·         Xico Sá, Elaine Marcelina e Julia Michaels – “A Mulher na Cultura Contemporânea”;

·         Luciana Savaget, Luciana Sandroni e Anna Claudia Ramos – “A Literatura Infanto e Juvenil”;

·         Jackson Antunes, Junior Perim e Karla Concá – “Malabares Cultural –Difusão das artes circenses”;

·         Atila Bezerra, Marcus Monteiro e Arthur William – “Arte sem CEP: fluxos entre a Baixada e a metrópole”.

 

 

 

Serviço:

Mar de Culturas

Data: 2 de julho (quinta-feira)

Local: Quiosque da Globo – Praia de Copacabana (altura da Rua Miguel Lemos)

Horário: 19h

Convidados: Ana Botafogo, Michel Cordeiro e Silvia Soter. Participação especial Favela em Dança.