Um deslocamento de placa da Pedra de Itaocaia, localizada no 4º Distrito de Maricá, na Região das Baixadas Litorâneas, na noite desta quinta-feira (13/8), ocasionou uma avalanche sobre uma área aproximada de oito mil metros quadrados, deslocando até quarenta mil toneladas de terra e dezenas de blocos de rocha – uns com até setenta toneladas – sobre a área urbana habitada onde passa uma das principais estradas de acesso da região.
Quatro casas e uma loja de material de construção foram atingidas e um morador ficou ferido. O deslizamento também provocou o afundamento de um trecho da Estrada de Itaipuaçu e afetou parte da rede elétrica.
Segundo o geólogo Cláudio Martins, que vistoriou o local duas horas após o acidente natural, a área continua sob risco de novos desabamentos e movimentação por força da acomodação do solo. A área foi interditada e mantida sob a vigília de uma guarnição da Polícia Militar.
Estiveram presentes no local o prefeito de Maricá, agentes da Defesa Civil e oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além de centenas de curiosos.
Fonte: Governo do Estado do Rio