O maior evento do Rio de Janeiro será acompanhado, a partir deste ano, em tempo real por todo o mundo. O carnaval da Marquês de Sapucaí aderiu à internet sem fio. O sinal poderá ser captado por quem estiver assistindo aos desfiles das escolas de samba e possuir um notebook ou celular com acesso wi-fi à rede. A novidade é fruto de uma parceria entre a secretarias estadual e municipal de Ciência e Tecnologia, além da RioTur.
O projeto apelidado “Sapucaí Digital” pretende trazer tecnologia à festa e testar o funcionamento da internet wireless que deve ser introduzida na região da Avenida Presidente Vargas e da zona portuária até maio.
-Nossa prioridade ao trazer a internet para a Sapucaí é entender qual o impacto da nacionalização e globalização do carnaval, que é o que vai acontecer quando qualquer pessoa mandar fotos ou qualquer tipo de arquivo, em tempo real, de um simples celular. A emoção vai chegar a todo canto do mundo. As redes sociais vão fervilhar de atualizações, tudo ao mesmo tempo. Pela primeira vez,haverá comunicação online do maior evento do Brasil- disse o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
A expectativa é de que haja dois mil acessos simultâneos nos dias de desfile, correspondendo a cerca de 95% do público. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Laboratório de Processamento de Sinais, Aplicações Inteligentes e Comunicações (Prosaico), realizou estudos para a colocação da internet e é responsável pela administração das oito antenas instaladas. A Uerj é parceira do projeto Rio Estado Digital e contribui também para a colocação da rede sem fio na Avenida Brasil.
-Estamos cumprindo a nossa missão institucional para o desenvolvimento da melhor qualidade de vida da população do estado. Aqui o carnaval é o cartão postal do Brasil. Vamos fazer uma demonstração para o mundo de que o Rio de Janeiro é potente em beleza e tecnologia- afirmou o reitor da universidade, Ricardo Vieiralves.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia montou um quiosque no setor 4 do sambódromo, com cinco computadores para dar apoio ao projeto. Com base em dados coletados durante o carnaval, a Uerj irá analisar os acessos e a qualidade do sinal, além dos impactos gerados em todo o mundo com a transmissão online do evento. A conexão será disponibilizada todos os dias, incluindo os desfiles mirim, o Grupo de Acesso, o dia da apuração do resultado e o desfile das campeãs. Para se conectar, o usuário precisará apenas identificar a rede Sapucaí Digital em seu celular ou notebook e se conectar, sem a necessidade de senha. A velocidade oferecida é de 30Mbps.
O Rio Estado Digital já beneficia quase 4 milhões de pessoas. A última etapa foi inaugurada na Avenida Brasil, alcançando toda a extensão da via, que tem 58 quilômetros e passa por 28 bairros. A conexão sem fio também está presente em seis municípios da Baixada Fluminense e nas orlas de Copacabana, Leme e Leblon, além do morro Santa Marta e da Cidade de Deus. O sinal gratuito deve ser inaugurado na comunidade recém pacificada do Pavão-Pavãozinho até a primeira semana de março e na Rocinha, no dia 25 do mesmo mês.
Fonte: Governo do Rio