Início Plantão Rio Material hospitalar na Baía de Guanabara

Material hospitalar na Baía de Guanabara

O Projeto Grael, em Niterói, mantém uma iniciativa chamada Projeto Águas Limpas, destinado a operar uma embarcação diariamente (sete dias por semana) para retirar o lixo flutuante que polui as águas da Baía de Guanabara. No último fim de semana, a equipe foi surpreendida por uma grande quantidade de recipientes coletores de sangue, seringas e agulhas, ainda lacrados, na área próxima à praia de São Francisco. Em alguns coletores, por exemplo, a data de validade era junho deste ano. Ainda não se sabe a procedência do material.
 
Sobre o Águas Limpas
Três alunos do Projeto Grael operam uma embarcação específica para retirar resíduos flutuantes (sólidos e líquidos) da Baía de Guanabara. A iniciativa, inédita, é uma parceria entre a concessionária Águas de Niterói, Ministério Público do Rio de Janeiro, com o apoio da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN). 
 
A embarcação, feita de alumínio, possui uma caçamba basculante que realiza um peneiramento das camadas superficiais da baía. Os resíduos sólidos são armazenados em um contêiner com capacidade para 500 kg. Já o óleo flutuante é depositado em uma caixa separadora, com capacidade para mil litros. Paralelo ao processo de remoção do lixo ocorre o monitoramento ambiental da região, promovido pelo Projeto Grael, para avaliar os resultados da operação.
 

Fonte: Assessoria