Início Plantão Rio Material informativo sobre a Gripe A

Material informativo sobre a Gripe A

A Subsecretaria de Estado da Região Metropolitana iniciou, nesta sexta-feira (21/08), a distribuição de 1,3 milhão de folhetos explicativos sobre a gripe suína, reforçando a campanha de conscientização em oito municípios. Elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde e impresso pela Imprensa Oficial do Estado, o material informa a respeito dos sintomas da doença e os procedimentos que se deve tomar em casos de suspeita de contaminação. Além de esclarecer a população, o folder traz o endereço do site (www.riocontragripea.rj.gov.br) e o telefone do disque-gripe, no número 0800 28 10 100.
 
 
Como Influenza A é um vírus novo, é importante se manter sempre atento às orientações de especialistas, através de materiais impressos, consultas ao site oficial e ao Disque Gripe.
– É imprescindível que esses folhetos sejam distribuídos imediatamente – ressaltou o subsecretário de Estado da Região Metropolitana, Alexandre Felipe.
 
 
Na manhã de ontem, representantes das Prefeitura de Niterói, São Gonçalo, Tanguá e Rio Bonito estiveram na sede da Subsecretaria, no Centro de Niterói, para buscar o material. Também receberão os folders informativos os municípios de Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Maricá e Silva Jardim.
 
 
Feliz com o apoio que Tanguá vem recebendo, o subsecretário de Saúde do município, Osmar Siqueira, destacou que esta união é a melhor maneira de alcançar bons resultados.
 
 
– Nós iremos distribuí-las nas unidades de saúde, nas bancas de jornal, no comércio e em todo lugar que tenha um cidadão de Tanguá – disse.
– Nós nunca estivemos tão unidos, e isto tem feito a diferença – ressaltou Siqueira.
De acordo com a subsecretária de Saúde de Rio Bonito, Fábia Brasil, a ajuda dada ao município tem contribuído para que a Prefeitura consiga realizar constantes campanhas de conscientização. Já a secretária de Educação de São Gonçalo, Keyla Nícia, ressaltou a importância dos folhetos explicativos nas escolas da cidade:
 
– As aulas já foram retomadas, mas nós ainda estamos cautelosos.
 
Também esteve presente o subsecretário de Saúde de Niterói, Telmo Silva Hoelz.
A Subsecretaria da Região Metropolitana disponibilizará os folhetos em todos os hospitais e escolas da rede pública dos oito municípios, instituições públicas, no Estádio Caio Martins e na Associação Fluminense de Reabilitação.
 
 
O folder responde, de forma clara e sucinta, às perguntas mais frequentes da população: “O que é gripe?”, “como é transmitida?”, “quais são os sintomas mais comuns?”, “o que se deve fazer ao apresentar os sintomas?”, “quando se deve procurar uma unidade de saúde?”, “é necessário realizar exames para saber se está com gripe?” e “quando é necessário o uso de Tamiflu?”.

Fonte: Governo do Estado