Início Plantão Brasil Matrícula para os alunos da Educação Especial até o dia 29 de...

Matrícula para os alunos da Educação Especial até o dia 29 de outubro

 

 

 

Os pais interessados em matricular seus filhos em uma unidade da Rede Municipal em 2016 ou fazer a transferência de escola devem preencher um cadastro na internet, no endereço eletrônico matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. Os alunos com deficiência que já estudam na Rede Municipal terão a matrícula renovada automaticamente. Pelo quarto ano seguido, a inscrição dos alunos da Educação Especial será realizada num período exclusivo.

 

 

 

 

A matrícula ou transferência só poderão ser feitas pela internet, de qualquer local e a qualquer horário. Para os pais que não tiverem acesso à rede de computadores, a Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizará 55 unidades escolares com acesso gratuito à internet, com funcionamento de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 16h. A SME também produziu uma cartilha com um passo a passo para a realização da matrícula. A cartilha está disponível para consulta ou impressão neste endereço eletrônico.

 

 

 

Nas escolas da Prefeitura, são os pais que escolhem como os filhos vão estudar: em classes comuns, ou em classes ou escolas especiais, bem como por meio do atendimento itinerante domiciliar. Os pais definirão a forma de atendimento das crianças após uma reunião com especialistas do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA).

 

 

Ao preencher o cadastro, os pais deverão informar no máximo cinco escolas em que gostariam de matricular seus filhos. É preciso ter o endereço de correspondência completo, inclusive o número do CEP. Ao finalizar a inscrição, o responsável verá um aviso informando onde o aluno deverá comparecer para avaliação com a área especializada em Educação Especial da Prefeitura, pois será nesse momento que acontecerá o encaminhamento para a unidade escolar. Caso o aluno a ser matriculado possua algum laudo médico, é importante que os pais levem esse documento durante a avaliação.

 

A relação das unidades escolares com acesso gratuito à internet está disponível neste link.