Início Plantão Rio Matrícula para os alunos da educação especial começa na segunda-feira, dia 4

Matrícula para os alunos da educação especial começa na segunda-feira, dia 4

DSC_8827-20120303061342

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reservou um período exclusivo para a matrícula dos alunos com deficiência, que estará aberta entre 04 e 14 de novembro. Os pais interessados em matricular seus filhos na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2014 ou fazer a transferência de escola deverão preencher um cadastro na internet. Os alunos com deficiência que já estudam nas escolas da Prefeitura do Rio terão a matrícula renovada automaticamente.

 

 

 

Nas escolas da Prefeitura, são os pais que escolhem como seus filhos vão estudar: em classes comuns, ou em classes ou escolas especiais, bem como por meio do atendimento itinerante domiciliar. Os responsáveis definirão a forma de atendimento às crianças após uma reunião com especialistas do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA).

 

 

 

Quem não tiver acesso à internet, poderá se dirigir a uma das 67 unidades da rede municipal com computadores em rede online, que foram disponibilizadas pela Prefeitura. As unidades funcionarão das 8h às 16h. Para auxiliar os pais e responsáveis, a SME também produziu uma cartilha com as principais informações para a realização da matrícula.

 

 

 

Ao preencher o cadastro, é preciso ficar atento para duas questões: informar, no máximo, cinco escolas em que gostaria de matricular a criança e escrever o endereço de correspondência completo, inclusive o número do CEP. Ao finalizar a inscrição, aparecerá um aviso informando onde o aluno fará a avaliação especializada em Educação Especial da Prefeitura. É nesta avaliação que será decidido para qual unidade escolar o estudante será encaminhado. Caso o aluno a ser matriculado tenha algum laudo médico, este documento deve ser levado no dia da avaliação.