Início Plantão Brasil MDS firma convênios com a Fiocruz

MDS firma convênios com a Fiocruz

 

 Com o intuito de gerar conhecimentos e atenuar problemas relacionados à miséria no país, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinarão convênio, nesta quarta-feira (7), na sede do instituto, em Manguinhos, Rio de Janeiro. O acordo que a ministra Tereza Campello e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, assinarão visa incrementar ações do Plano Brasil Sem Miséria no desenvolvimento de pesquisa, ensino, inovação e promoção da saúde.

 

De acordo com Tereza Campello, a assinatura do acordo de cooperação representa o reconhecimento de que a população mais pobre é mais vulnerável e afetada por doenças já eliminadas em países desenvolvidos e mesmo em vizinhos do continente. “Apesar das melhoras significativas nos últimos anos, precisamos romper esse ciclo de doenças infecciosas perpetuadoras da pobreza, com impactos na saúde, na qualidade de vida e nas oportunidades de trabalho e renda”, disse a ministra.

 

A Fiocruz contribuirá para o plano desenvolvendo projetos para aplicação de tecnologias biomédicas, sociais e educacionais voltadas ao público do Brasil Sem Miséria. Em 2012, já ocorreram atividades de educação e promoção da saúde no município de Pau d’Alho, em Pernambuco, e em Sobradinho II, no Distrito Federal.

 

Também durante a solenidade de quarta-feira, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fiocruz assinarão convênio referente ao programa de indução de teses de pós-graduação que contribuam para o Brasil Sem Miséria.

 

Fonte: Ascom/MDS