Início Plantão Rio Medalha Carioca homenageia professoras da rede municipal de ensino

Medalha Carioca homenageia professoras da rede municipal de ensino

2014_10_30_ (149)
Foto: Assessoria de Comunicação / Subprefeitura Barra e Jacarepaguá

 A Prefeitura do Rio entregou nesta quinta-feira (30/10) a Medalha Carioca de Educação, um reconhecimento aos profissionais que se destacaram por relevantes contribuições à educação no município. As professoras Ignezita Monteiro Dantas, 79 anos, e Antônia da Silva Muller, 49, foram as agraciadas desta 8ª edição do Prêmio.

 

— É com muito orgulho que fazemos essa cerimônia. Trata-se de um prêmio muito bonito, por reconhecer as pessoas que desenvolvem trabalhos maravilhosos. As nossas homenageadas, por exemplo, são ícones da educação brasileira. Trabalham com paixão. É doação pura, o que garante qualidade ao ensino – disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 

Diretora da primeira escola de Rio das Pedras e do primeiro colégio em condomínio da Barra da Tijuca, Ignezita Monteiro Dantas começou a sua trajetória em 1970, na Escola Municipal Dilermando Cruz, em Bonsucesso. Com 44 anos dedicados exclusivamente à rede municipal de ensino, Ignezita dirigiu quatro escolas e o 15º Distrito de Educação e Cultura (DEC), em 1987. Em 1994, assumiu o cargo de coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Como reconhecimento de seu trabalho, foi contemplada com as medalhas Pedro Ernesto e Chiquinha Gonzaga. Embora esteja aposentada, ela não admite ficar parada: trabalha como assessora na Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, envolvida com as demandas que tenham a ver com educação.

 

— Para mim esse prêmio simboliza a coroação de uma vida. Comecei muito cedo, aos 13 anos. E digo mais: sou ex-aluna de escola pública com muita honra – conta a professora.

 

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, elogiou o trabalho incansável da professora Ignezita, e afirmou que “é uma honra ter profissionais com o gabarito da professora Ignezita Monteiro Dantas na região”.

 

Antônia da Silva Muller iniciou sua carreira em 1985, ao assumir uma turma de Educação Infantil na Escola Municipal General Gomes Carneiro, em Santa Cruz. Ao longo de sua carreira, foi diretora adjunta da Escola Municipal Professor Coqueiro e diretora da Escola Especial Municipal Doutor Hélio Pellegrino. À frente da direção da Hélio Pellegrino há 23 anos, ela conquistou o Prêmio Anual de Qualidade na Educação nos anos de 2010, 2012 e 2013.

 

— Quem me conhece sabe o quanto minhas pernas tremem neste momento, afinal nunca esteve nos meus planos, ou sonhos, receber esta homenagem. Estou muito feliz. Agradeço a todos, em especial à equipe talentosa que trabalha comigo no Hélio Pellegrino — discursou Antônia.

 

A seleção dos profissionais premiados é realizada pela Comissão Especial Permanente que, ao examinar todas as indicações recebidas, seleciona e submete os nomes escolhidos à aprovação do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Fonte: Subprefeitura Barra e Jacarepaguá