Início Plantão Brasil Mediação de conflitos da ONU

Mediação de conflitos da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai implantar projetos de mediação local de conflitos em comunidades carentes brasileiras. O trabalho será feito em três cidades brasileiras, sendo uma comunidade de cada cidade, pelo Programa Cidades Mais Seguras da ONU em parceria com o Ministério da Justiça. A informação foi divulgada pela própria ONU.
 
Segundo o coordenador do Programa, Elkin Velásquez, o projeto será implantado no Rio de Janeiro, em São Paulo e em uma cidade da Região Nordeste ainda a ser escolhida. As comunidades de cada cidade ainda não foram definidas. O projeto ainda está em fase inicial de planejamento.
 
A ideia da proposta é que conflitos sejam resolvidos pela própria comunidade, de forma pacífica, antes que alguns casos sejam levados à Justiça. “As instituições de Justiça, em diferentes países, promovem a mediação comunitária, a mediação por parte de terceiros atores, como forma de diminuir a impunidade e de evitar a escalada e a piora da situação. Cremos que é uma excelente ferramenta para construir condições de convivência em nossas cidades”, disse.

 

Fonte: Agência Brasil