Início Plantão Barra Médium é encontrado morto no Lar de Frei Luiz, em Jacarepaguá, RJ

Médium é encontrado morto no Lar de Frei Luiz, em Jacarepaguá, RJ

 

O médium principal do  Centro Espírita Lar de Frei Luiz, na Taquara, Zona Oeste do Rio, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira, dia 19 de junho. De acordo com os frequentadores da casa, o corpo de Gilberto Arruda, de 73 anos, foi encontrado amarrado numa cama. Ele morava no centro, que também é um educandário social.

 

 

O médium Gilberto Arruda, assassinado nesta sexta-feira (19). (Foto: Divulgação/ Centro Espírita Lar de Frei Luiz)

De acordo com agentes do 18º BPM (Jacarepaguá), o corpo apresentava sinais de espancamento e um corte no braço.  Segundo informações do comandante da unidade, tenente-coronel Rogério Figueiredo, o batalhão foi acionado no início da manhã. Ao chegar ao Educandário Social Lar de Frei Luiz, na Estrada do Boiúna, os policiais constataram a presença do corpo e preservaram o local para a chegada da perícia.  O caso foi encaminhado para a Divisão de Homicídios.

 

 

 

Agentes da unidade se reuniram com o presidente do Centro, Wilson Vasconcellos, que assinou uma nota lamentando o assassinato de Gilberto Arruda: “Médium desde os seis anos de idade no Lar de Frei Luiz, dedicou-se durante toda sua vida aos necessitados e sofredores com sua mediunidade de cura. É com saudade na alma que nos despedimos de Gilberto. Sabemos que nesses tempos modernos tudo pode ser imaginado e especulado, sem qualquer elemento concreto. Os fatos sobre a desencarnação do médium Gilberto estão sendo apurados pelas autoridades competentes, e somente após a conclusão das investigações, poderemos saber de fato o que ocorreu”.

 

 

 

 

Segundo um funcionário (que não quis se identificar), o crime teria acontecido por volta das 7h30. “A mulher dele começou a gritar muito, e as professoras da creche foram procurar saber o que tinha acontecido. Aí ele foi encontrado”, disse ele. O corpo do médium foi retirado do centro por volta das 13h30, após a perícia.

 

 

Sônia Magalhães, 45 anos, médium da instituição, afirmou que ele vivia para o trabalho. “Ele era uma pessoa muito querida por todos. Estamos chocados com a violência”, afirmou. “Não tinha problema com ninguém e vivia com a mulher aqui. Eu o conhecia desde criança”, lamentou ela.

 

 

 

O funcionamento da instituição foi interrompido e só deve voltar na segunda-feira (22), de acordo com informações da Divisão de Homicídios (DH). Nesta sexta, dia 19, quem trabalha no local foi dispensado. Os portões do Frei Luz estão fechados e os policiais trabalham fazendo perícia preliminar do caso. 

 

 

A instituição tem 124 funcionários e 1000 voluntários. Na quinta-feira (18), foram atendidos dependentes químicos no local. 

 

 

Entrada do Lar de Frei Luiz (Foto: Hernique Almeida/G1)

O corpo de Gilberto Arruda foi retirado do local pela Defesa Civil por volta das 13h.

 

 

O médium  realizava cirurgias espirituais em pacientes graves. Os fiéis acreditam que ele incorporava o espírito do médico alemão Frederich Von Stein. Entre os famosos que já realizaram cirurgias no centro está o ex-tenista Gustavo Kuerten. 

 

 

Num grupo de frequentadores do centro espírita no Facebook, o clima era de consternação. Fiéis postaram uma mensagem de agradecimento a “dedicação, carinho, entrega e fidelidade do religioso”, e lembraram também outros nomes importantes para o espiritismo.