Início Plantão Rio Melhor do Acordeon Nacional

Melhor do Acordeon Nacional

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 8 a 10 de abril, o Encontro Brasileiro do Acordeon, que vai reunir cinco dos maiores acordeonistas brasileiros: Toninho Ferragutti, Bebê Kramer, Oswaldinho do Acordeon, Luciano Maia e Renato Borghetti.  A idéia é reunir, num só palco, músicos já consagrados com as novas revelações do instrumento, representados por Luciano Maia e Alessandro Kramer. Tarefa que não foi nada fácil, pois segundo o produtor do evento, Antônio Carlos Floriano, formatar esse trabalho só foi possível graças à direção musical do experiente multinstrumentista Arismar do Espírito Santo, com o apoio de mais três excelentes músicos: Alex Bucki (bateria), Thiago do Espírito Santo (contrabaixo elétrico) e Artur Bonila (violão).

 O show é costurado com a participação individual de cada acordeonista, com solos e improvisos, mostrando o trabalho de cada um na sua maneira de tocar. Depois, uma participação em duos, que se revezam no palco, até o clímax, quando todos os cinco tocam juntos, numa grande apoteose. Há uma troca de energia boa, o diálogo dos mestres com seus discípulos, juntando a experiência dos primeiros com a ousadia dos mais jovens, tudo com músicas do repertório clássico do acordeon, acompanhados de uma cozinha de fazer inveja.

Ao mesmo tempo em que o show se torna vivo, pela revezamento dos acordeonistas no palco, é a música o principal elemento que envolve a platéia. O repertório variado, ora com batidas de chamamé e até um vanerão, em outros momentos com os tangos mais modernos de Astor Piazzolla, passando pelos clássicos de Luiz Gonzaga, Sivuca e do maior acordeonista brasileiro: Dominguinhos.

 Renato Borghetti traz sua gaita ponto, com requintes de jazz e da mais pura tradição dos pampas. Oswaldinho do Acordeon e Toninho Ferragutti, são a presença da sanfona do sudeste e de suas novas roupagens. Luciano Maia, jovem gaúcho, que tem se destacado não só nos palcos gaúchos como nos novos rumos da música feita no sul, e finalmente Bebê Kramer, que vem traçando um novo conceito para o instrumento, seja no choro ou no tango, como um grande improvisador.

O acordeom tem forte influência na música brasileira, com destaque para a música regional gaúcha e nordestina e, nos últimos tempos, tem sido cada vez mais redescoberto nos trabalhos da MPB. Instrumento criado na Europa, para servir como uma orquestra portátil, foi trazido ao país principalmente pelos imigrantes alemães e italianos. Foi justamente nessas duas regiões, tão distantes entre si, que o acordeom, também chamado de sanfona ou gaita, mais se desenvolveu dentro do panorama histórico da música popular brasileira.

SERVIÇO

Encontro Brasileiro do Acordeon

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Endereço: Avenida Almirante Barroso 25, Centro – Rio de Janeiro (estação metrô carioca)

Data: 8, 9 e 10 de abril de 2011

Horário: 20h

Ingresso: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia – além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA também têm direito a meia-entrada)

Duração: 90 minutos

Classificação: Livre

Bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 22h

Lotação máxima do teatro: 226 lugares (mais 04 para cadeirantes)

Acesso para portadores de necessidades especiais

Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

 

Fonte: CAIXA Cultural