Algumas fragrâncias são marcantes na nossa vida e, sempre que os (as) sentimos, lembramos de algo que vivemos. O bolo que sai do forno, a brisa quente do mar, a boneca nova, o carro que acabou de sair da concessionária e até mesmo um perfume característico de alguma loja ou espaço é capaz de nos trazer à mente algo vivenciado. As essências estimulam o hipotálamo, área do cérebro responsável pelas memórias e pelas emoções. Assim, não é de estranhar essa conexão entre um perfume gostoso e uma lembrança agradável.
Muitas empresas já descobriram nas fragrâncias uma estratégia de reconhecimento para que os clientes se fidelizem, adquiram mais itens e até mesmo passem mais tempo em seus estabelecimentos. Encontrar o cheirinho ideal que transmita a identidade da companhia e as sensações que ela quer transmitir não simples e é preciso uma ajuda profissional, como a da VM7 Conceitos & Fragrâncias, especialista em branding olfativo.
“De uma maneira sutil, a companhia consegue transmitir aos clientes e colaboradores ideias de hospitalidade, credibilidade, tradição etc, por meio da fragrância. Um perfume característico consegue despertar boas lembranças e fazer o cliente ter vontade de retornar ao estabelecimento. Além disso, ao senti-lo, automaticamente ele remete àquela marca”, explica Valéria Marucci, diretora da VM7.
Valéria, inclusive, viajou para a França para aprender a arte da perfumaria com os grandes mestres e, com isso, sabe quais notas aromáticas mais combinam com cada sensação que uma instituição deseja transmitir. A combinação de frutas, flores, folhas, raízes etc resultam numa alquimia exclusiva e que atiça os sentidos e a memória, colaborando com a imagem corporativa das instituições. Referência em fragrâncias, a VM7 já desenvolveu fragrâncias exclusivas para marcas como Fiat, Valisére e John John, usando as técnicas aprendidas por Valéria.
Assessoria