Dia 5 de novembro de 2020 completa cinco anos do maior crime ambiental da história do Brasil ocorrido na cidade de Mariana, MG. Brumadinho, cuja tragédia ocorreu em 2019, até hoje enterra seus mortos, vítimas diretas de um sistema perverso que engole o país, escoa tudo, e ainda deixa rastros de lama e sangue por onde passa.
Para ir mais fundo no retrato da mineração no Brasil, sem filtros políticos ou ideológicos, os diretores Felipe Bretas e Marcelo Caldas criaram a série “Mar de Lama”, dividida em 6 episódios. A série é coproduzida por Multiphocus, MentoresHUB e Do Rio Filmes, e tem a colaboração de diversos profissionais e especialistas no tema, que se somaram as produtoras nos últimos cinco para documentar tudo transformando a série MAR DE LAMA na mais completa obra audiovisual sobre o tema.
A série estreia dia 5 de novembro de 2020 nos canais oficiais do Analfabeto Político (Youtube e Facebook). Para quem quer relembrar, ouvir, questionar, entender, MAR DE LAMA é uma obra indispensável. O recado é simples: ou agimos ou novas tragédias virão.
A série MAR DE LAMA é uma produção 100% independente sobre os mais de 400 anos de mineração e exploração. São seis episódios com 23 minutos de duração que irão relatar como funciona a exploração do minério de ferro e outros minerais que a cada ano enriquece outros países e empobrece o Brasil. É a primeira série investigativa do canal Analfabeto Político.
O primeiro episódio da série “MAR DE LAMA – Verdades ocultas sobre a mineração no Brasil – TRAGÉDIA ANUNCIADA” narra os primórdios da mineração no país com o ciclo do ouro em Vila Rica (atual Ouro Preto) seu ciclo de riqueza, escravidão e decadência, passando pela estatização da vale na revolução de 30 encampada por Getúlio Vargas até sua privatização super conturbada na gestão Fernando Henrique Cardoso. A série investiga até os recentes crimes ambientais de Mariana e Brumadinho. Entenda o Gênesis do atual problema de insustentabilidade da mineração e se prepare para os próximos episódios e suas verdades ocultas.
Links
www.facebook.com/analfapolitico
Youtube
www.youtube.com/AnalfabetoPolíticoOficial
Informações: https://multiphocus.wixsite.com/mardelama