Mesmo com a crise financeira que atingiu algumas empresas no País, embora não com tanto impacto como em outros países, a exemplo dos Estados Unidos, o mercado de comunicação brasileiro cresceu 19,5%, pouco abaixo dos 21% registrados em 2008, com faturamento de mais de R$ 1,2 bilhão. De acordo com o Anuário Brasileiro das Agências de Comunicação, lançado nesta terça-feira (01/12), em São Paulo, o resultado se deve, sobretudo, ao segundo semestre.
O índice segue a curva de crescimento do setor, que registra, em média, 20% ao ano. Ele pôde ser obtido graças à participação de 373 empresas – 165 delas divulgaram seu faturamento. No ano passado, 52 abriram os números.
Eduardo Ribeiro, diretor da MegaBrasil e do informativo Jornalistas&Cia, explica que, como as agências ainda não têm os números fechados, o Anuário trabalha com projeção de estimativa de crescimento de 2009.
Mais de 73% das 373 agências do Brasil estão concentradas no Sudeste, principalmente em São Paulo, onde há 66% delas. O Nordeste está em segundo lugar, com quase 9%, seguido do Sul (pouco mais de 7,5%), Centro-Oeste (4%) e Norte (menos de 1,5%). Mais de 53,5% das agências têm até dez colaboradores e apenas 2,2%, mais de cem, sendo que 25,8% têm entre 11 e 20 colaboradores e 18,1%, entre 21 e 100.
A CDN é a maior agência de Comunicação do País. Registrou em 2008 um faturamento de R$ 57,5 milhões. Fecha o ano de 2009 com 300 colaboradores. FSB (R$ 54,3 milhões e 340 colaboradores) aparece em segundo lugar, seguida da In Press Porter Novelli (R$ 34 milhões e 285 colaboradores) e Máquina da Notícia (R$ 28,2 milhões e 200 colaboradores).
O Anuário
O Anuário, com 256 páginas e 3.500 exemplares, é subdividido em cinco cadernos: Perfil, reunindo informações de 30 das mais importantes agências do País; Editorial, com um detalhado retrato do setor; Quadro de Desempenho, revelando alguns dos principais indicadores econômicos e profissionais do conjunto dessas empresas; Guia das Agências, com uma relação de perto de 400 agências de todo o Brasil, com endereço, telefone e outras informações úteis; e o Índice Onomástico, detalhando a presença, nas páginas do Anuário, de quem foi fonte e matéria-prima para a sua produção.
Ele já está à venda na sede da Mega Brasil (11 5576-5600 ou [email protected]) por R$ 100.
Quem responde pela direção e coordenação editorial é Lena Miessva. Armen Loussinian fez a direção de Arte de Armen Loussinian e o editor-executivo foi Wilson Baroncelli.
O lançamento ocorreu no encontro de final de ano da Abracom, realizado, com a presença de 300 convidados, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.
Fonte: Comunique-se