Início Plantão Rio Metrô adere a Lei Seca

Metrô adere a Lei Seca

A Operação Lei Seca ganhou mais um aliado .;O Metrô-Rio aderiu à campanha realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Governo, e envelopou seis vagões com a inscrição “Operação Lei Seca, Vá de Metrô”. A partir de hoje, todas as estações estão emitindo avisos sonoros orientando o usuário a viajar de metrô depois ingerir bebida alcoólica. O objetivo é conscientizar a população a não misturar álcool e direção. Para sensibilizar os usuários do metrô, 24 cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito envolvendo bebida alcoólica distribuíram panfletos educativos.

A ação começou às 9 horas na Estação Cantagalo, onde os voluntários, acompanhados pelo subsecretário de Estado de Governo e coordenador da Operação Lei Seca, Carlos Alberto Lopes, embarcaram em um dos vagões envelopados e seguiram até a Estação Carioca. Também participaram da operação o relator da Lei Seca, deputado federal Hugo Leal, o presidente do Detran, Fernando Avelino, e o presidente do Metrô-Rio, José Gustavo de Souza Costa.

– A participação dos cadeirantes é de extrema importância porque eles são exemplos vivos da violência no trânsito. Eles trabalham as realidades deles para sensibilizar a população no sentido de que não aconteça com ela o que aconteceu com eles – disse Carlos Alberto Lopes, coordenador da Operação Lei Seca.

Lopes ressaltou que “a ação não é um projeto episódico, mas uma política pública do Governo Sérgio Cabral”.

Em menos de 80 dias de trabalho, a Operação Lei Seca já conseguiu reduzir o número de acidentes em 23,6%, de acordo o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE), do Corpo de Bombeiros. De 1 a 30 de abril de 2009 foram registrados 1.423 acidentes, contra 1.862 no mesmo período de 2008 (antes da Lei Seca).

Desde o início da Operação Lei Seca, em 19 de março deste ano, mais de 18 mil motoristas foram abordados e quase quatro mil foram multados. Neste período, cerca de dois mil condutores tiveram a carteira de habilitação apreendida. A Operação, educativa e de fiscalização, é realizada em caráter permanente em bares, casas noturnas e vias de bairros do Rio, da Baixada e de Niterói.
 

Fonte: Governo do Estado do Rio