Após receber um comunicado da Rio Trilhos – empresa estadual responsável pela construção da Linha 4 do metrô – informando sobre as obras de implantação da terceira faixa na Avenida Armando Lombardi, o vereador Carlo Caiado solicitou uma reunião com a presidente da Cet-Rio, Cláudia Cesim, para falar sobre as eventuais mudanças viárias, que poderiam causar grande impacto no trânsito do Jardim Oceânico. Caiado pediu explicações sobre o projeto e solicitou que a mudança não crie um sistema de retornos por dentro das ruas internas do bairro, como ocorria até 2006, evitando que o Jardim Oceânico se torne um bairro de passagem.
Após as indagações e solicitações, a presidente da Cet-Rio aceitou o pedido do vereador e garantiu que o bairro não receberá o trânsito de passagem nas ruas internas e nem haverá a volta do retorno pelas ruas Rodolfo de Amoedo e Afonso Taunay. Para os próximos meses, estão previstas as seguintes alterações: a agulha existente na Avenida Armando Lombardi, sentido Barra, em frente ao Condado de Cascais será fechada, bem como o retorno no sentido Zona Sul, em frente à Farmácia Drogas Mil. Já em um segundo momento será fechado o retorno sentido Barra, em frente ao shopping Barra Point e até março deve ser implantado um novo retorno sentido São Conrado. Ambos os retornos, tanto para Zona Sul quanto para o Recreio, terão que ser feitos por baixo dos viadutos, nas extremidades da Avenida Armando Lombardi e da Avenida Ministro Ivan Lins. Passarelas temporárias, com estruturas tubulares, serão construídas para a travessia de pedestres.
O vereador reivindicou, também, que a Cet-Rio não se utilize de semáforos nos retornos, o que deixaria o trânsito ainda mais lento; e questionou o problema do estacionamento irregular. Segundo ele, especialmente nos finais de semana, muitos motoristas, frequentadores dos bares e boates da região, estacionam irregularmente nos dois lados da pista, o que só tende a aumentar os transtornos no trânsito. Foi informado que, com a ajuda de novos controladores da Cet-Rio, haverá maior atenção para coibir as irregularidades.
Outra questão que tem causado preocupação aos moradores do bairro também foi tema da reunião. O vereador Caiado questionou como será o reordenamento viário da Avenida Armando Lombardi caso os planos da Prefeitura de levar o corredor de BRT – Bus Rapid Transit – Transoeste até o Jardim Oceânico, de forma a integrá-lo com a futura linha 4 do metrô, se concretizem. A Cet-Rio respondeu que tanto o projeto quanto as consequências ainda estão sendo estudadas. O vereador lembrou da necessidade de uma Audiência Pública para discutir esse novo traçado do BRT Transoeste e solicitou que as mudanças necessárias sejam sempre discutidas com os moradores.
Com o objetivo de acompanhar essa obra e seus desdobramentos, o vereador Caiado, que é presidente da Comissão Especial da Transoeste e Transcarioca na Câmara Municipal, encaminhou também um Requerimento de Informações à Prefeitura. Clique aqui para conhecer o documento
Metrô – Linha 4
Com o anúncio da proposta de implantação de um Terminal Rodoviário anexo à futura estação do metrô do Jardim Oceânico, o vereador Caiado perguntou à Cet-Rio como será a circulação de chegada e saída dos ônibus que utilizarão este terminal e quais mudanças viárias serão implantadas no bairro para atender este equipamento. Caiado acompanha o início do projeto com grande expectativa, pois acredita na evolução do trânsito da Barra com a chegada do metrô e na melhoria da qualidade de vida dos moradores e trabalhadores, que terão, à disposição, um transporte público eficiente, rápido e moderno.
A presidente da Cet-Rio informou que a questão também está em estudo, pois esses projetos ainda não estão prontos. Solicitou-se, então, que a Prefeitura exija do Consórcio Rio Barra algumas melhorias para aliviar o impacto das obras, entre elas o alargamento da saída da Ponte Velha da Barra, melhorando a fluidez do tráfego de quem vem do Itanhangá e do Alto da Boa Vista.
Fonte: Assessoria Caiado
Fonte: Assessoria Caiado