* Por Tatiana Couto
As obras do metrô da Barra da Tijuca devem começar ainda este ano. Essas foram as palavras de Júlio Lopes, no encontro promovido pela Câmara Comunitária da Barra da Tijuca com o apoio da Associação de Imprensa da Barra no dia 18 de junho.
O presidente da Câmara Comunitária , Delair Dumbrosck, ressaltou que a instituição briga pelo metrô desde 1998 e que o importante é a obra começar: “A participação da população no encontro é importante para a conscientização do bairro. Cada um defende um trajeto do metrô, mas o importante é começar a obra”.
Júlio Lopes, Secretário Estadual de Transportes do Rio de Janeiro, enfatizou que o Governador Sérgio Cabral tem compromissos e deve começar a obra este ano. O secretário apresentou os construtores da obra da Concessionária Rio-Barra : “é a primeira vez que reunimos os engenheiros e equipe em um encontro”.
Sobre a evolução da expansão do metrô, Lopes antecipou que o governo fará um novo canteiro de obras em Ipanema, pois o da Siqueira Campos será retirado para fazer uma UPA e adiantou que o governo comprou 14 carros novos, aumentando a capacidade em 80% e enfatizou a evolução tecnológica “Assim como os eletrodomésticos hoje em dia tiveram grande evolução, o metrô também.Hoje ele tem 30% menor de área pois os carros são menores e também pesam menos. Isso é evolução tecnológica. O metrô novo de São Paulo não tem cabine, é operado remoto”.
Sobre a escolha do novo traçado para Barra que prevê as estações de Ipanema, Leblon, Gávea e São Conrado, o secretário justificou: “Se fosse feito o traçado original seria muito pendular com grande carregamento pela tarde. Começando por Ipanema ficamos com um trajeto de 16 Km, ao invés de 34 km (trajeto inicial), diminuindo o custo da obra. A estação Jardim Oceânico precisa da desapropriação de toda área perto da Igreja Assembléia de Deus. Carlos Carvalho (da empresa Carvalho Hosken) fará uma doação da área de trás onde terá um grande estacionamento de lá por cima terá um tapete rolante até o Shopping Downtown. A obra sairá por trás da Ilha da Gigóia. Vamos começar com as perfurações no final da rocha. Estou bastante otimista em relação do Metrô Barra , pois o Governo deverá usar a verba do PAC da Mobilidade”
O vereador Carlo Caiado presente na reunião disse que a Câmara dos Vereadores está totalmente mobilizada para aprovar o projeto, mas ressaltou que o importante que a verba da venda dos terrenos seja disponibilizada para a Linha 4 e ainda mostrou-se preocupado com a integração no Jardim Oceânico, que pode causar um caos no trânsito. O secretário Júlio Lopes disse que o projeto prevê extensão para Alvorada e apontou outras soluções para diminuir o trânsito como os ônibus acoplados e uso de bicicletas.
Projeto Metrô Barra
Extensão cerca de 13.48 Km
Estações 6, sendo 5 enterradas : Nossa Senhora da Paz, Jardim Alah, Leblon, Gávea e São Conrado e uma estação elevada Jardim Oceânico.
Métodos construção shield, cut and cover, Natm, mineiro e elevado
* Tatiana Couto é editora-chefe do Portal AIB
Fonte: AIB – Editora Responsável Tatiana Couto