Início Plantão Rio Metrô inaugura novo centro de controle de tráfego

Metrô inaugura novo centro de controle de tráfego

O governador Sérgio Cabral e o presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, inauguraram novo Centro de Controle de Tráfego do sistema metroviário da cidade, instalado na sede administrativa da concessionária, na Avenida Presidente Vargas 2000, no Centro do Rio. O novo centro, que utiliza tecnologias de última geração, dará mais segurança aos usuários do metrô e permitirá a expansão da Linha 2 até a Zona Sul carioca, a partir deste mês, além de futuras extensões para outras regiões da cidade, como a Barra da Tijuca.

– Este centro é a primeira melhoria no sistema metroviário, a partir dos investimentos que a concessionária vem fazendo e ainda fará ao longo dos próximos anos, de acordo com o definido com o governo do estado durante as negociações para a antecipação da renovação do contrato de concessão. O passageiro terá agora mais segurança e conforto no ir e vir – saudou Cabral.

O governador lembrou que, a partir deste mês, também fruto da renovação do contrato com o Metrô Rio, o sistema ganhará outra importante melhoria que vai aliviar o sofrimento dos usuários provocado atualmente pela superlotação dos trens das duas linhas, especialmente nas horas de rush. No dia 21, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo do estado e a concessionária inauguram as obras que ligarão a Linha 2 diretamente com a Zona Sul, acabando com a baldeação para a Linha 1, como ocorre atualmente, na estação Estácio.

– Na verdade, iríamos inaugurar estas obras no dia 17 deste mês, mas como o presidente Lula não poderia vir nesse dia, adiamos a solenidade para o dia 21. No mesmo dia, vamos entregar o trecho da expansão da Linha 1 até a Praça General Osório, em Ipanema – explicou o governador.

O novo centro de controle, que custou cerca de R$ 40 milhões, e a ligação direta da linha 2 com a Zona Sul fazem parte dos investimentos de R$ 1,15 bilhão assumidos pela empresa com o governo do estado para renovar o contrato de concessão, em dezembro de 2007. Ainda está prevista a construção de uma estação na Cidade Nova, que será inaugurada em março do ano que vem, e de outra na Rua Uruguai, na Tijuca, em 2014, e a compra de 19 trens com 114 carros, que entrarão em operação ao longo de 2011.

– Contando com a construção da estação General Osório, feita pelo Estado, que vai colocar mais 80 mil passageiros por dia no sistema, e com as nossas ações, vamos duplicar a capacidade de transporte do metrô, chegando a 1,1 milhão de passageiros/dia até 2014 – ressaltou o presidente da concessionária.

O novo centro de controle permitirá a operação e o controle totalmente automatizado das 800 viagens diárias dos trens das duas linhas.

– Estaremos monitorando em tempo real o itinerário de cada trem e a situação das estações, vagões, túneis, mezaninos, bilheterias e plataformas. Isso significa que será possível acompanhar a viagem de cada trem, trecho a trecho, a partir de um sistema centralizado e interligado, o que vai resultar em maior regularidade de intervalos, mais segurança e agilidade na atuação em situações emergenciais – prognosticou o diretor de Relações Institucionais da empresa, Joubert Flores.

Na grande sala de controle, trabalham em sistema de turnos cerca de 40 profissionais durante 24 horas, monitorando as viagens diárias de 550 mil passageiros e fazendo a manutenção do sistema metroviário. As imagens captadas pelo centro do Metrô Rio serão conectadas ao núcleo de controle da Secretaria de Segurança, na Central do Brasil.

Também prestigiaram a inauguração o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, os secretários chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, de Transportes, Julio Lopes, de Governo, Wilson Carlos de Carvalho, de Segurança, José Mariano Beltrame, e de Saúde, Sérgio Côrtes, os presidentes da Cedae, Wagner Victer, e do Detran, Fernando Avelino, e os comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, e do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, entre outros
 

Segurança inaugura mais dois telecentros no início do ano 
Por Ascom da Secretaria de Segurança
A Academia de Polícia Civil do Rio de Janeiro (Acadepol) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar (BP Choque) vão ganhar um telecentro no início de 2010. O espaço terá 10 computadores, sala de gestão e video-conferência, TV e DVD para policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais que realizam os treinamentos da Rede Nacional de Ensino à Distância, da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Segurança já inaugurou 10 telecentros. O último, inaugurado em novembro, contemplou o município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Todos os laboratórios possuem 10 computadores conectados à internet banda larga, uma sala de vídeo e um tutor para atender os alunos. Os serviços são gratuitos. Atualmente, os profissionais da segurança pública podem utilizar o telecentro para acessar o treinamento, imprimir textos e assistir aos vídeos dos 30 cursos disponibilizados pela Rede de Ensino à Distância. Cerca de 20 mil agentes de segurança do Estado participaram do último ciclo dos cursos, que começou em setembro e foi concluído no final de novembro.

– Este espaço é importante, principalmente, por integrar todas as forças de segurança: bombeiros, policiais e guarda municipais. O telecentro nos permitiu estabelecer um maior contato com os batalhões e as delegacias – contou o secretário municipal de segurança pública de Belford Roxo, coronel Francisco D’Ambrósio.

Os locais contemplados com os telecentros são: Duque de Caxias; Campos dos Goytacazes; São Gonçalo; São João de Meriti; Nilópolis; Itaboraí; Volta Redonda; Belford Roxo; Nova Iguaçu; e Rio de Janeiro, cujo telecentro funciona no Prédio da Secretaria de Segurança.

– É um ganho para os profissionais por se tratar de um espaço voltado para o estudo e a capacitação. É fundamental inserir os agentes de segurança pública neste processo de inclusão de digital – diz a gestora do telecentro de Duque de Caxias, Rosimar Barga de Souza. Segundo ela, o espaço recebe cerca de 15 profissionais por dia, chegando a 30 na época dos cursos.

As inscrições para o próximo ciclo dos cursos à distância devem começar em janeiro e podem ser feitas através do site www.mj.gov.br/ead. Durante os cursos, os profissionais têm acesso a textos, artigos, livros e vídeos baseados em matriz curricular determinada pela SENASP. Os responsáveis pelo conteúdo – os tutores – são, também, profissionais capacitados do setor.

Seguem os contatos dos telecentros do estado:

Duque de Caxias

Rua Silva Fernandes, 275 – Parque Duque

Tel: 08000263434

São Gonçalo

Travessa Uriscina Vargas, 36 – Alcântara

Tel: 3262-3664

São João de Meriti

Av. Presidente Lincoln – Edifício Antares/sala 335 – Vilar dos Teles

Nilópolis

Rua Pracinha Walace Paes Leme, 1508 – Centro

Tel: 3761-5485

Itaboraí

Rua Desembargador Ferreira Pinto, 9 – Centro

Tel: 9819-7236

Volta Redonda

Avenida Mario Haseck, 10 – Santo Agostinho

Tel: (24) 3339-9287

Belford Roxo

Avenida Joaquim da Costa Lima, 2415

Tel: (21) 2761-6471

Nova Iguaçu

Avenida Doutor Luiz Guimarães, 956 – Centro

Tel: (21) 9259-5153/3642-8205
 

Fonte: Governo do Estado Rj