Início Plantão Rio Metrô investe R$ 6,5 milhões em acessibilidade para o público

Metrô investe R$ 6,5 milhões em acessibilidade para o público

Foram construídos dois elevadores e uma rampa na estação Estácio; quatro plataformas inclinadas, sendo duas na Cardeal Arcoverde e duas na Carioca; duas plataformas verticais na Central e um elevador e duas plataformas verticais na Estação Saens Peña. “Investimentos em acessibilidade promovem mais autonomia no deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida ou restrições de locomoção. Esse é o padrão de qualidade que buscamos implementar em todos os modais do estado”, disse o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.

 uma-das-estacoes-do-metro-rio

 

O metrô tem hoje cerca de 370 equipamentos de mobilidade, divididos pelas suas 41 estações – com um índice de disponibilidade de 97% por dia. Com isso, o sistema está entre os oito metrôs mais acessíveis do mundo, de acordo com a Associação Mundial de Metrôs, que reúne os sistemas de Hong Kong, Pequim, Londres e Barcelona.

 

 

Capacitação

Há escadas rolantes, piso podotátil, indicação no piso do embarque de cadeirante e mapas em braile, entre outros recursos. Outro ponto importante foi a capacitação da equipe. “Os agentes de segurança são treinados para dar atendimento personalizado às pessoas com deficiência”,  afirmou Daniel Habib, diretor de Operações do MetrôRio.