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Metrô Linha 4: Estação São Conrado recebe esteiras rolantes

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A estação São Conrado da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) está em fase final de acabamento, com a instalação de esteiras rolantes, testes nos sistemas das subestações de energia e reurbanização do entorno dos canteiros. A partir de julho, quando a Linha 4 do metrô estiver operando, esta estação vai beneficiar até 61 mil pessoas por dia.

 

– A Linha 4 é fruto do trabalho conjunto do Estado, com o governo federal e o BNDES. Somos muito gratos também aos mais de 9 mil funcionários que estão ajudando a tirar esse projeto do papel – disse o governador Luiz Fernando Pezão.
 

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Das quatro esteiras do acesso de passageiros pela Avenida Aquarela do Brasil, três estão com a instalação mecânica finalizada. A próxima etapa é a colocação de guarda-corpo de vidro. Neste acesso, o elevador e a escada rolante estão sendo montados. Ao todo, a estação terá cinco elevadores e oito escadas rolantes, além de rampas de acessibilidade e bicicletários em cada um dos três acessos: Avenida Aquarela do Brasil (Rocinha), Estrada da Gávea e Avenida Niemeyer.
 

– Essa é a obra mais emblemática das Olimpíadas para o estado do Rio de Janeiro. Ela vai mudar a vida de muita gente, que vai economizar tempo no trânsito para aproveitar com a família – afirmou o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
 

Ao lado da estação está a principal subestação de energia da Linha 4, que vai garantir a alimentação para a circulação dos trens no novo trecho. Com dois transformadores de 75 toneladas e potência de 45 mil Kva, a subestação está pronta e energizada. Do lado de dentro da estação São Conrado, já foi possível iniciar a fase de testes elétricos de iluminação e ventilação.
 

– Os testes da Linha 4 já começaram. Estão sendo feitos pontualmente e depois, integrados. Já testamos, por exemplo, a subestação de energia que vai abastecer toda a Linha 4 e fica ao lado da estação de São Conrado/Rocinha. Nesta estação, energizamos os trilhos e agora prosseguimos com a montagem da via férrea. Até maio, todos os sistemas serão testados para que, em junho, os trens circulem nessa linha e, no mês seguinte, teremos a Linha 4 em operação – explicou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.
 

Com a última etapa das obras civis nesta estação, que se concentram no acesso Rocinha, a Linha 4 finaliza os serviços de reurbanização do bairro: a esquina da Rua Olímpio Mourão Filho com a Avenida Niemeyer, por exemplo, já foi liberada à população. Ainda há pontos em obras na região do comércio popular da comunidade da Rocinha e na calçada do supermercado Extra, por causa da substituição do sistema de drenagem da rua por um novo.
 

A estação São Conrado será inaugurada juntamente com as estações Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon, e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Um morador da Rocinha, por exemplo, que queira ir ao Maracanã poderá embarcar na Estação São Conrado – aos pés da comunidade – e, sem sair do sistema do metrô, descerá na Estação Maracanã. O mesmo vale para quem for da Pavuna a bairros como Leblon, Barra e São Conrado, a trabalho ou lazer. Com a nova linha, da Estação São Conrado até a Carioca, serão apenas 27 minutos de viagem.
 

Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia

A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado e é o maior legado em transporte que o Rio de Janeiro, seus habitantes e visitantes ganharão com os Jogos Olímpicos. A Linha 4 terá 15 novos trens, que já circulam em testes com passageiros nas linhas 1 e 2. Com 90% de conclusão das obras, a Linha 4 do Metrô segue dentro do cronograma.