O governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, acompanhou, na manhã desta sexta-feira (24/8), a primeira viagem de um dos 19 novos trens do MetrôRio. A composição saiu da estação do Estácio e seguiu até o Maracanã. Depois, continuou em direção à Pavuna e retornou, percorrendo todo o trajeto da Linha 2 até Botafogo.
O primeiro novo trem passa a circular no sábado (25/8), em regime de operação assistida, de 10h às 15h e das 21h à meia-noite. No final de setembro, os testes continuam, mas em horário integral. Na ocasião, duas outras composições vão iniciar o mesmo processo. – Este é o primeiro de uma série de trens que vão mudar a vida das pessoas. Elas vão ganhar em qualidade de vida, em tempo e conforto. Em breve, com a ajuda dos BRTs da prefeitura, teremos 70% da população da região metropolitana do Rio usando o transporte de massa – afirmou o governador.
Previstos para operarem em plena capacidade a partir de março de 2013, os 19 novos trens somam um investimento de R$ 320 milhões e vão circular na Linha 2. O ar-condicionado das composições é 33% mais potente do que os dos trens antigos. Com os novos trens, o MetrôRio terá sua frota aumentada em 63% e ampliará a capacidade de passageiros de 700 mil para 1,2 milhão por dia. O presidente do MetrôRio, Flávio Almada, afirmou que, a partir de março de 2013, a espera pelos trens da Linha 2 passará a ser de dois minutos, em vez dos quatro minutos atuais.
Durante o evento, Cabral anunciou, ainda, que o Governo do Estado receberá do Banco Mundial US$ 600 milhões para a compra de 60 novos trens da SuperVia. O contrato será assinado no dia 5 de setembro. Moradora de Maria da Graça, na Zona Norte da cidade, a advogada Rosa Andrade aprovou a primeira viagem no novo trem. Ela utiliza o metrô todos os dias para ir até o escritório onde trabalha, na Cinelândia, Centro.
– É mais espaçoso, mesmo para quem for em pé. E o ar-condicionado é ótimo. Espero que as pessoas preservem o equipamento – disse ela.