Início Plantão Rio Miguel Pereira ganha obras saneamento e estação de tratamento de esgoto

Miguel Pereira ganha obras saneamento e estação de tratamento de esgoto

 

 

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, representando o governador Sérgio Cabral, participou, nesta sexta-feira (11/5), da inauguração das obras do Sistema de Saneamento do Lago Javary, que inclui uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no município de Miguel Pereira, localizado na Região Centro-Sul Fluminense.

 

Em seu discurso, Minc (à esquerda, na foto) revelou que no fim do mês de maio o lixão do município será fechado. Segundo ele, após esta iniciativa ser realizada e com esta nova estação de tratamento, o município vai ganhar mais recursos do ICMS Verde.

 

– O melhor investimento que uma sociedade pode fazer é em relação ao saneamento ambiental. Todos os moradores podem ajudar nesta despoluição da água por meio de uma coleta seletiva. Saúde, ecologia, turismo e saneamento andam de braços dados. Sem uma, as outras não funcionam – explicou.

 

As intervenções pertencem ao Programa Pacto pelo Saneamento, da Secretaria do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os recursos, de aproximadamente R$ 12 milhões são do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

 

Para a presidente do Inea, Marilene Ramos, esta obra é muito importante para a sobrevivência do Lago de Javary.

 

– Este lago estava em processo de degradação, poluído, estava morrendo. Com esta obra ele renascerá. Estamos entregando de volta à população de Miguel Pereira e aos turistas um lago limpo e despoluído – falou.

 

O esgotamento sanitário e a recuperação do Lago Javary abrangem a instalação de 26 quilômetros de redes de esgotamento sanitário, 2.928 ligações domiciliares e quatro elevatórias. A estação terá capacidade para tratar 36 litros de esgoto por segundo e beneficiará uma população de aproximadamente 12 mil pessoas.

 

– Esta é mais uma etapa vencida em nosso município. Estamos felizes com esta inauguração. Agradecemos ao governador Sérgio Cabral e equipe pela a realização deste sonho antigo. Trabalhamos sempre juntos para que Miguel Pereira se desenvolva cada dia mais – disse o prefeito, Roberto de Almeida.

 

Há quatro anos, o Governo do Estado lançou o Pacto pelo Saneamento, por meio da Secretaria do Ambiente. A meta é ampliar de 25% para 80% a coleta e tratamento de esgoto nos próximos 10 anos em todo o Estado.

 

Os moradores aprovaram inauguração do sistema de tratamento de esgoto. O vendedor Paulo Henrique Fernandes, de 41 anos, acredita que, com a despoluição do lago Javary, o número de turistas aumentará no município.

 

Isso será bom, pois as vendas no meu quiosque vão duplicar. Quanto maior o turismo, maior a minha renda. Não vejo a hora para isso que isso aconteça.

 

Nascida e criada em Miguel Pereira, a aposentada, Laura Farias disse que a saúde da população do município vai melhorar após a inauguração deste sistema de tratamento de esgoto.

 

– A água é a fonte da vida. Não podemos viver sem. Aqui temos o costume de praticar muitos esportes. Com isso, ingerimos mais água e é importante tê-la bem tratada. Nós só temos a agradecer.

 

Fonte: Governo do Rio