Início Plantão Rio Minc defende gestão municipal em prol do desenvolvimento sustentável

Minc defende gestão municipal em prol do desenvolvimento sustentável

Durante o 3° Congresso Fluminense de Municípios, promovido nesta sexta-feira (04/05) no Centro de Convenções SulAmérica, no centro do Rio, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, defendeu o incentivo às gestões municipais como estratégia para trazer os prefeitos para a construção de um estado sustentável.

Entre os projetos listados, está o Guia de Compras e Construções Sustentáveis, instituído por portaria que incluiu nos editais de licitação de compras da Secretaria do Ambiente e do Inea critérios de economia de água e energia, aproveitamento de resíduos e durabilidade dos insumos.

Realizado pela Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), o congresso tratou de temas como turismo, mobilidade, saúde, educação e meio Ambiente. Minc elogiou a iniciativa e destacou a importância do trabalho feito pelas prefeituras para uma gestão pública socioambientalmente harmonizada.

– Temos que estimular as prefeituras. Por isso, descentralizamos o licenciamento e criamos o ICMS Verde. Agora, ganha mais o prefeito que dá tratamento adequado ao seu lixo, que amplia área verde e protege suas lagoas e rios. Até o fim de 2012, 90% do lixo estará sendo encaminhado para aterros sanitários. Nossa meta até 2014 é lixão zero – disse Minc.

Minc falou ainda sobre a municipalização de ações de economia verde. Segundo ele, a economia verde não é o “monstro da economia liberal”. São apenas mecanismos financeiros, creditícios, contabilísticos que empurram a economia para o lado da sustentabilidade, incentivando a tecnologia limpa, o ecoturismo e a construção de aterros sanitário, entre outros temas.

Participaram da mesa de debate com o secretário Carlos Minc a subsecretária de Economia Verde da SEA, Suzana Kahn, e a secretária Municipal de Fazenda da Cidade do Rio de Janeiro, Eduarda La Rocque.

 

Fonte: Governo do Rio