Início Plantão Brasil Ministério da Saúde amplia vacinação para crianças

Ministério da Saúde amplia vacinação para crianças

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anuncia nesta sexta-feira, dia 21, no Rio de Janeiro, a ampliação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 para crianças de 2 anos a menores de 5 anos. Pais ou responsáveis pelas crianças já poderão levá-las aos 36 mil postos de todo o país a partir da próxima segunda-feira, dia 24, para a vacinação. O prazo termina em 2 de junho. Neste período, pessoas de 30 a 39 anos e gestantes que ainda não se vacinaram também devem procurar um posto de saúde.
O Ministério da Saúde recomenda também que os municípios reforcem a campanha de vacinação — inclusive com busca ativa — de pessoas pertencentes aos demais públicos-alvos que por ventura não tenham atingido a meta de cobertura nessas cidades. Isso inclui doentes crônicos, crianças de seis meses e menores de dois anos e adultos de 20 a 29 anos. Os idosos que ainda não se vacinaram contra a gripe comum também poderão ser imunizados até o dia 2.
As crianças de 2 anos até 4 anos e 11 meses, que começam a ser vacinadas nesta segunda-feira, estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela gripe H1N1, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha de vacinação.
Para o novo grupo, serão utilizadas 10,8 milhões de doses da vacina pertencentes ao estoque estratégico do Ministério da Saúde, reservadas para eventualidades durante a campanha. Ao todo, há 9,6 milhões de crianças brasileiras na faixa de 2 anos a menores de 5 anos. É importante ressaltar que este grupo é imunizado com duas meias doses da vacina. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda meia dose.
O Ministério da Saúde recomenda que todos os municípios do país promovam, nesses últimos dias, estratégias como a busca ativa para vacinar pessoas dos grupos prioritários que ainda não tiveram as metas atingidas.
BALANÇO DA VACINAÇÃO –  Até às 18h desta quinta-feira (20), já haviam sido vacinadas mais de 61 milhões de pessoas. Com este resultado, o Brasil praticamente atinge, em apenas dois meses, a cobertura da maior campanha de vacinação realizada até então no Brasil, contra a rubéola (2008), que teve duração de seis meses.
Com a imunização de 61 milhões de pessoas, o país alcança, até o momento, 70% do público-alvo da campanha.
Entre profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento da gripe H1N1 e entre crianças de 6 meses a menores de 2 anos, a totalidade do grupo foi vacinada. Entre os doentes crônicos e indígenas, a meta nacional de 80% já foi atingida, embora alguns estados ainda estejam abaixo do índice.
O Ministério da Saúde está recomendando aos municípios que façam busca ativa para concluir a vacinação em todos os públicos que ainda não atingiram a meta. Os gestores locais terão liberdade para montar suas próprias estratégias de utilização das doses restantes, a partir da realidade local.
Entre os adultos de 30 a 39 anos, o percentual geral de vacinados é de 37% e nenhum estado ainda atingiu a meta neste grupo específico, de pelo menos 80%. Mas é importante destacar que para este grupo a vacinação contra a gripe H1N1 começou no dia 10 de maio e está sendo encerrada ainda nesta sexta-feira, dia 21. Muitos municípios ainda não incluíram os dados no sistema de informação do Ministério.
Entre as gestantes, o percentual é de 68% vacinadas no país e a meta já foi atingida neste grupo nos estados de Goiás, Maranhão, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal e Pernambuco. Entre os adultos de 20 a 29 anos, o percentual é de 77% e onze unidades federativas já atingiram a meta no grupo: Amapá, Piauí, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Sergipe.
GRIPE SAZONAL – O balanço da vacinação de pessoas acima dos 60 anos contra a gripe sazonal (gripe comum) contabiliza 10,6 milhões de idosos já vacinados no país. Isso representa 55% do público-alvo total da campanha.
Nas regiões Sul e Norte – onde a campanha começou antes, em 24 de abril, e se estendeu até 8 de maio –, os percentuais de vacinação são de 72% e de 68%, respectivamente. No Sudeste, o percentual atual é de 51%. No Nordeste, é de 45%. E no Centro-Oeste, é de 58%.
A divisão do calendário de vacinação do idoso contra a gripe sazonal foi motivada pelo atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan, de São Paulo. As pessoas acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas também estão sendo imunizadas contra a gripe H1N1. Ou seja, recebem a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro.
INTERNAÇÕES PELA GRIPE H1N1 – Em 2010, foram registradas 540 internações da gripe H1N1, até o dia 8 de maio. Desse total, 18% dos casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, foram confirmadas neste ano 64 óbitos. Desses, 30% eram gestantes.
No ano passado, de 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade entre os casos graves foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total).
As crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência de complicações no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes). Já as crianças de 2 anos a menores de 5 anos, a incidência entre os casos graves confirmados foi de 24 por 100 mil. Finalmente, os adultos entre 30 e 39 anos representam a maior parcela de mortes – 22% do total.
PARCERIAS – Mais de 200 parceiros da saúde se mobilizaram para divulgar os calendários de vacinação, sendo que 56 deles reproduziram o material com recursos próprios em seus produtos. Exemplos de parceiros: Unilever, Liquigás, Ipiranga, TAM, GM, Nestlé, Pão de Açúcar, entre outros. A parceria com as operadoras de telefonia móvel resultou no envio de mais de 36 milhões de torpedos em celulares gratuitamente pelas operadoras Tim, Vivo, Claro, Oi e CTBC. Também foram feitas parcerias com 740 rádios comunitárias do país foram reunidas em rede para divulgar a vacinação indígena.
REDES SOCIAIS
60 mil intervenções e respostas personalizadas nas redes sociais (Orkut, twitter, facebook); 
Mais de 3 milhões de visitas ao Hotsite desenvolvido especialmente para a campanha; 
8.112 perguntas respondidas no formspring (rede de perguntas e respostas) com tempo médio de resposta de 15 minutos; 
2.870 comunidades parceiras do MS foram mobilizadas no Orkut; 
14.744 seguidores no twitter com intervenções diárias e 1.790 amigos no facebook; 
250 mil exibições dos materiais postados pelo MS no Youtube. 

Fonte: Ministério da Saúde