Início Plantão Brasil Ministro da Justiça empossa novos integrantes do Conad

Ministro da Justiça empossa novos integrantes do Conad

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deu posse  oito novos integrantes do Conselho Nacional sobre Drogas (Conad), em Brasília. O ministro é o presidente do Conad, que tem por finalidade acompanhar a execução da política nacional sobre drogas, dar orientação normativa para prevenção ao uso de drogas, reinserção de usuários e repressão ao consumo e ao tráfico de drogas.

 
Para Cardozo, a instituição exerce papel fundamental neste momento histórico que o país vive. “A presidenta Dilma Rousseff traçou como diretriz de governo o enfrentamento às drogas e isso exige de nós um trabalho conjunto com ações e operações que mudem a atual realidade”. O ministro ressaltou, ainda, a importância do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas – Crack é possível vencer –, que visa a reinserção social de usuários de drogas. “Com o Plano de Enfrentamento vamos atuar em zonas de forte concentração de crack e outras drogas, trabalhando com a segurança pública e reinserção social para os dependentes químicos”.

 
Os oito novos conselheiros integram o grupo de 15 outros membros que se reúnem quatro vezes ao ano para estabelecer diretrizes de atuação para o Conad. Além de autoridades do governo, compõem o Conad representantes da sociedade civil, do meio artístico, do Terceiro Setor e do meio acadêmico, indicados pelos conselhos de profissões relacionadas à atenção ao usuário, tais como enfermeiros, psicólogos, educadores e assistentes sociais.

 
Novos conselheiros:
 
Ana Paula Diniz – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
Camilo Domingues Vanir – União Nacional dos Estudantes
Jaime César de Oliveira – Anvisa 
José Antonio Faria – Ministério da Defesa
Luiz Bustos – Policia Federal
Maria do Perpetuo Nóbrega – Conselho Federal de Enfermagem
Sandra Regina Garcia – Ministro da Educação
Welinton Antonio Vieira – Terceiro Setor
 
 
Fonte: Ministério da Justiça