O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou na quarta-feira (19) das comemorações do aniversário de 50 anos do Hospital Federal da Lagoa (HFL), no Rio de Janeiro. Durante a visita foi inaugurado o Centro de Estudos Oscar Niemeyer e a nova sala do setor de ouvidoria do HFL.
O Centro de Estudos Oscar Niemeyer, falecido no último dia 5 deste mês, homenageia o arquiteto brasileiro que projetou as instalações do Hospital da Lagoa. A unidade começou a ser construído em 1950, mas só foi inaugurado em 1962.
Durante a visita, o ministro parabenizou a arquitetura do prédio planejado por Oscar Niemeyer e o trabalho das equipes do hospital, afirmando que “éum orgulho termos uma unidade de saúde criada pelo saudoso arquiteto. Este lugar inspira os profissionais a aliviar as dores das pessoas que procuram por um atendimento digno. Além da beleza arquitetônica, a alma de um serviço de saúde são os profissionais que trabalham em cada unidade”, completou o ministro.
Padilha disse ainda que está em discussão a abertura de mais 50 leitos para o hospital, entretanto, será feita uma avaliação do perfil ideal desses leitos, para que atendam efetivamente as necessidades dos usuários do HFL.
Neste mês, o Ministério da Saúde publicou portaria garantindo recursos da ordem de R$ 38,1 milhões/ano para o Estado do Rio Janeiro.
Ministério da Saúde