Início Plantão Rio Ministro do Esporte nega gastos elevados do Pan

Ministro do Esporte nega gastos elevados do Pan

O ministro do Esprote, Orlando Silva, negou que os gastos com os Jogos Pan Americanos do Rio em 2007 (cerca de 11 vezes maiores que o montante previsto) tenham sido um escândalo – como afirmaram deputados da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.

Silva afirmou que os recursos federais tiveram o objetivo de viabilizar os jogos. "Foi preciso socorrer a organização do Pan para não expor o Brasil ao ridículo", disse. O ministro disse ainda que o Tribunal de Contas da União (TCU) ainda não concluiu a análise dos gastos, mas que o relatório final deverá mostrar que não houve irregularidades. Ele afirmou ainda que a imprensa critica as dispensas de licitação, mas que isso é permitido pela lei em casos caráter emergencial.

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que presidia a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara durante o Pan, disse acreditar que o Ministério do Esporte tenha agido com lisura e que isso será provado pelo relatório do TCU.

O TCU está analisando apenas a aplicação dos recursos federais, que foram a maioria dos cerca de R$ 3,5 bilhões gastos. O orçamento inicial do Pan era de menos de R$ 400 milhões – o valor médio histórico das várias edições dessa competição.

Orlando Silva participou de audiência pública (encerrada há pouco) sobre a Copa de 2014.

Fonte: Ag Câmara