Início Plantão Rio Missão da Indonésia vem ao rio conhecer projetos sociais do estado

Missão da Indonésia vem ao rio conhecer projetos sociais do estado

 

Uma comitiva do governo da Indonésia, da Equipe Nacional de Aceleração da Redução da Pobreza, esteve na manhã de quarta-feira (6/6) na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para conhecer os projetos que a secretaria e a Prefeitura do Rio estão desenvolvendo no âmbito da assistência social e da erradicação da pobreza.

 

– Nós escolhemos o Brasil para fazer esta visita porque o programa Bolsa Família é um caso bem conhecido, além do país estar passando por uma fase de crescimento econômico. Tanto a Indonésia quanto o Brasil passam por problemas semelhantes e estamos com os mesmos desafios de superar a pobreza. Nós estamos procurando experiências que possam melhorar o projeto que o governo da Indonésia está implantando e que consiste em três pontos: assistência social às famílias, desenvolvimento das comunidades e desenvolvimento das micro e pequenas empresas – afirmou Suahasil Nazara, coordenador do grupo de trabalho da Agência Australiana de Cooperação Internacional (AusAID), que está atuando junto ao governo indonésio.

 

Nesta delegação vieram também representantes da equipe de Redução da Pobreza e Gestão Econômica do Banco Mundial na Indonésia, da Agência Australiana de Cooperação Internacional e do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo. Esta é a terceira missão internacional que a Secretaria de Assistência Social recebe este ano. Já visitaram o Rio de Janeiro o Banco Mundial e representantes dos governos do Vietnã e da Índia.

 

– O governo da Indonésia criou um grupo ligado à vice-presidência, com a missão de formular estratégias para acelerar a redução da pobreza. A missão estava interessada na integração federativa para a superação da pobreza, representada pelo plano Rio sem Miséria, e as inovações estabelecidas pelos programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem – destacou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Antonio Claret.

 

Na programação, o secretário apresentou o plano Rio sem Miséria e o programa Renda Melhor e a subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo, abordou o acompanhamento familiar. Já Fátima Nascimento, subsecretária de Transferência de Renda do Município do Rio de Janeiro falou sobre o Família Carioca, programa de transferência de renda da prefeitura.

 

Após as apresentações na sede da Secretaria de Assistência Social, a missão visitou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Complexo do Alemão, equipamento municipal co-financiado pelo Estado e almoçaram no Restaurante Cidadão João Goulart, em Bonsucesso, equipamento do do Governo do Estado que oferece almoço a R$1.

 

Fonte: Governo do Rio