Início Plantão Brasil Missão da OEA avalia situação no Paraguai após queda de Lugo

Missão da OEA avalia situação no Paraguai após queda de Lugo

Representantes da Missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) reuniram-se com o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo e seus colaboradores jurídicos. Durante o encontro, Lugo e seus colaboradores enfatizaram que houve um golpe político no processo que levou à destituição do presidente, há pouco mais de uma semana.

 

 

Segundo um dos assessores jurídicos do ex-presidente, Adolfo Ferreiro, foi dado um parecer aos membros da missão da OEA sobre o julgamento político que sofreu Lugo. “Ratificamos que o ex-presidente não foi submetido a um julgamento político, mas a uma jogada política”, disse Ferreiro.

 

 

A missão da OEA é encabeçada pelo secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, e chegou ao Paraguai no domingo (1º). A organização mandar representantes ao Paraguai para avaliar a crise política que se iniciou com o impeachment de Lugo e a acensão ao poder do vice-presidente Federico Franco.

 

 

Na segunda semana deste mês, Insulza apresentará um relatório ao Conselho Permanente da OEA, formado por representantes de 35 nações. Com base na avaliação, a organização deverá se posicionar sobre a situação no Paraguai.

 

 

O Paraguai foi suspenso temporariamente do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) até que realize as eleições presidenciais previstas para o próximo ano.

 

Fonte: Agência Brasil